Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

COVID-19

Santa Cruz aplica terceiras doses somente em grupos prioritários

Foto: Agência Brasil

Durante a semana, o Ministério da Saúde alterou algumas regras para a vacinação contra a Covid-19 no País. O intervalo entre a segunda dose, ou única, e a terceira dose – conhecida como reforço – mudou de seis para cinco meses. Além disso, todas as pessoas com mais de 18 anos podem tomar a dose de reforço desde que já tenham completado os cinco meses de intervalo. Contudo, nem todos os municípios já liberaram a imunização de reforço para maiores de 18 anos. 

Em Santa Cruz do Sul, apenas vacinas da Pfizer estão sendo aplicadas na terceira dose. A enfermeira Daniela Dumke, secretária municipal de Saúde, explica que isso segue a orientação do Informe Técnico 19/2021 DVE/CEVS/SES-RS. O documento diz que a vacinação da dose de reforço para idosos acima de 60 anos e dos trabalhadores de saúde poderá ser realizada com vacinas de qualquer laboratório, sendo, preferencialmente, a da Pfizer/Comirnaty a recomendada pelo Ministério da Saúde para o reforço.

LEIA MAIS: Governo publica decreto que altera protocolos de combate à Covid-19

“Cabe esclarecer que até o momento as remessas de vacinas contra a Covid destinadas para a administração da dose de reforço vieram somente do laboratório Pfizer”, destaca a secretária. Conforme Daniela, não há problemas em tomar a terceira dose da Pfizer quando a pessoa fez as duas primeiras vacinas de Coronavac e Astrazeneca ou a dose única da Janssen. “A vacina está disponível nas unidades básicas, SIS e Cemai. As informações sobre vacinação, locais, horários e público-alvo ficam dispostas no site da Prefeitura”, orienta.

Embora o Ministério da Saúde tenha aberto a vacinação de reforço para toda a população maior de 18 anos, em Santa Cruz do Sul, até o momento, as terceiras doses estão sendo destinadas a idosos, trabalhadores da saúde e imunossuprimidos. “Quanto à liberação de vacinas para outras faixas etárias, estamos aguardando o recebimento da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e o envio de imunobiológicos por parte do Estado”, completa.

LEIA TAMBÉM: Vacina contra Covid-19 será oferecida no Cemai neste sábado; veja os horários

Na quinta-feira, a Secretaria Estadual da Saúde pactuou as recomendações para a vacinação de reforço contra o coronavírus na população acima dos 18 anos. Após os cinco meses de intervalo desde a segunda dose, devem continuar sendo priorizados para essa aplicação adicional os idosos, trabalhadores da saúde e imunodeprimidos. A ampliação para quem tem menos de 60 anos deve priorizar aqueles com maior risco, como as pessoas com comorbidades, abrindo aos demais conforme disponibilidade de doses.

Campanha começa neste sábado

A campanha nacional de Mega Vacinação contra a Covid-19 começa neste sábado, 20, em todo o Brasil. A intenção é incentivar a população a retornar aos postos para tomar a segunda dose ou a dose de reforço. A campanha tem como slogan Proteção pela metade não é proteção e vai até 26 de novembro. 

Neste período, os postos de vacinação de todo o País estarão preparados para intensificar a imunização da população. A ação pretende incentivar que os 21 milhões de brasileiros que não tomaram a segunda dose da vacina procurem os postos e completem o ciclo. O objetivo é atingir as pessoas que estão aptas a tomar a dose de reforço. Cerca de 9,3 milhões de pessoas já podem reforçar a imunidade contra a doença com uma terceira dose. 

LEIA TAMBÉM

AVANÇO

Na região Covid-19 que abrange 14 municípios do Vale do Rio Pardo, são três os que já têm mais de 90% da população adulta com o esquema vacinal completo. Mato Leitão é o município que ocupa o primeiro lugar no ranking, com 93,5% de pessoas totalmente vacinadas. Em segundo vem Pantano Grande, com 92,6%. Em terceiro, o município de Vale Verde, com 90,3%. Os dados foram divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde. No Estado já são 236 municípios com mais de 90% da população adulta totalmente vacinada, considerando duas doses ou dose única.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e muito fácil de usar. Se você já tem o aplicativo, basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Se ainda não usa o Telegram, saiba mais sobre o app aqui e veja como baixar.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.