Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

COVID-19

Santa Cruz chega à marca de 30% da população com imunização completa

Foto: Luiz Fernando Bertuol SECOM

Os números da imunização contra a Covid-19 são positivos em Santa Cruz do Sul. O município chegou ao patamar de 30,51% da população total vacinada com primeira e segunda dose e 43,73% da população maior de 18 anos. No Brasil, o índice é de 23,43% dos moradores – 49.622.252 pessoas – com o esquema vacinal completo.

Além disso, até a última atualização oficial, na sexta-feira, 13, Santa Cruz não registrava mortes pela doença há sete dias. O quantitativo de internados e isolados também é baixo se comparado a momentos anteriores. Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul, até sexta, 13 pessoas da cidade estavam internadas e 49 em isolamento domiciliar.

LEIA MAIS: Mais 266,7 mil doses contra a Covid-19 chegam ao Estado nesta segunda-feira

Publicidade

Entretanto, mesmo com a boa fase, que aparece em decorrência do avanço da vacinação, a titular da Secretaria Municipal de Saúde, Daniela Dumke, reforça que os cuidados e o distanciamento social ainda são fundamentais. “É uma das minhas maiores preocupações. As pessoas acabam pensando que, no momento em que estão vacinadas, podem deixar de lado os cuidados. Na verdade, a precaução deve se manter. Com certeza, a vacinação já está mostrando a redução nos indicadores de ocupação de leitos de UTI, de casos positivos e óbitos, mas os cuidados devem permanecer. A vacina ajuda, mas ela não dá uma porcentagem de 100% de proteção, na verdade ela diminui os agravos da doença”, frisa a secretária.

Além disso, há a preocupação com a variante Delta e outras que vão surgindo ao longo do tempo. “Fico muito feliz com o resultado da vacinação, os indicadores já nos mostram uma grande diminuição, mas o medo de retornar àquela fase de índices elevadíssimos que passamos permanece. É um pedido para a população, que mantenha os cuidados com a transmissão”, salienta Daniela.

LEIA MAIS: Por que a vacina contra a Covid-19 não dispensa os demais cuidados

Publicidade

De acordo com a secretária, as flexibilizações não podem ser relacionadas ao avanço da vacinação, mas sim ao número de casos, internações e mortes. “Já viemos fazendo bastante flexibilizações no município, sempre baseado no protocolo do Estado. Unimos a questão da vacinação com a redução de casos, também com a procura nas unidades de saúde, tanto pela Covid-19 quanto de pessoas com sintomas respiratórios. É gritante a diminuição desses casos, mesmo estando no inverno, que causa uma preocupação porque os sintomas se confundem.”

Saiba mais

A enfermeira e secretária Daniela Dumke esclarece que nesta segunda a imunização continua em Santa Cruz do Sul, nas unidades onde as doses não se esgotaram na sexta. “Temos um quantitativo que não é grande, mas para não ficarmos aguardando, por mais que não sejam muitas doses, vamos abrir as unidades. Possivelmente à tarde, ou mais tardar na terça-feira, vamos receber um novo lote para dar continuidade à vacinação. Pela quantidade pequena, vamos manter nos 27 anos ou mais e os grupos já contemplados”, explica.

O município se preocupa também com o público que não está procurando as unidades para tomar a segunda dose. Por isso, a equipe da Saúde planeja estratégias. “Quero me reunir nesta segunda para traçar metas e alguns planejamentos. Queremos fazer buscas ativas de pessoas que ainda não tomaram a segunda dose e também tentar encontrar aquele público que já foi contemplado, mas ainda não se vacinou”, diz Daniela. A profissional reitera que a expectativa é completar 90% da aplicação das primeiras doses até o início de setembro.

Publicidade

LEIA MAIS: Pessoas de 27 anos ou mais podem se vacinar contra a Covid-19 nesta segunda-feira

Como será nesta segunda em Santa Cruz

Primeira dose: pessoas com 27 anos ou mais e demais grupos.
Locais: Ambulatório Central, ESF Alto Paredão, ESF Arroio Grande, ESF Cohab, ESF Dr Pedro Eggler, ESF Esmeralda, ESF Faxinal e ESF Margarida
Horário: 8 horas às 11h30 e 13 horas às 16h30 ou enquanto durarem os estoques.

Primeira dose Pfizer
Cemai: apenas para adolescentes com comorbidades (12 a 17 anos) e gestantes e puérperas a partir dos 12 anos mediante agendamento pelo 3715 1546.

Publicidade

Segunda dose Pfizer e/ou CoronaVac
Cemai: para gestantes e puérperas que receberam a primeira da Covishield (AstraZeneca) mediante agendamento no 3715 1546.

Segunda dose CoronaVac
Cemai: para quem fez a primeira dose CoronaVac em 19 de julho, mediante agendamento no 3715 1546.

Segunda dose Pfizer
SIS da Unisc: para quem recebeu a primeira em 7 de junho ou antes. Não é necessário agendar.

Publicidade

Segunda dose Covishield (AstraZeneca)
SIS da Unisc: para quem tomou a primeira no dia 25 de maio ou antes. Não precisa agendar.
Postos de saúde: ESF Belvedere, ESF Bom Jesus, ESF Cristal Harmonia, ESF Linha Monte Alverne, ESF Linha Santa Cruz e ESF Rio Pardinho.

SIS: 8h30 às 11h30 e 13h30 às 16h30
Postos da área urbana: 8 horas às 11h30 e 13 horas às 16h30.
Postos do interior: 8 horas às 11h30 e 13 horas às 16 horas.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.