Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

BALANÇO DA HABITAÇÃO

Santa Cruz deve contar com novo complexo habitacional, afirma Andrei Barboza

Foto: Expedito Engling

Apenas quatro meses à frente da Secretaria de Habitação de Santa Cruz do Sul — em razão do falecimento do antigo secretário, Nilo Barboza — Andrei Barboza avalia que já colheu bons resultados no período. Ele falou sobre sua atuação na pasta em entrevista ao programa Estúdio Interativo, da Rádio Gazeta 107,9 FM, na manhã desta quinta-feira, 18, dando sequência à série de entrevistas com secretários municipais.

Uma das questões lembradas por Barboza foi a construção do Loteamento Santa Maria II que, segundo ele, está em estágio avançado. O complexo contará com 144 moradias e já soma cerca de 2,6 mil pré-inscrições. Embora não seja possível atender a todos os interessados, Andrei adiantou que há tratativas para novos empreendimentos. “Se tudo der certo, vamos conseguir aprovar a doação de um terreno no Bairro Aliança para a construção, no ano que vem, do Parque das Extremosas”, afirmou. A ideia inicial é de que o local seja um complexo misto, com casas e prédios, totalizando cerca de 460 moradias.

LEIA MAIS: Leonel Garibaldi afirma que balizamento noturno do aeroporto de Santa Cruz está próximo

Publicidade

Ao abordar os desafios da pasta, Barboza destacou que a equipe vem trabalhando na atualização das legislações que regem a secretaria. De acordo com o secretário, embora necessárias, as normas se encontram defasadas. Como exemplo, citou o aluguel social, que deverá passar por alterações, com a inclusão de critérios para a concessão do benefício, como bom desempenho escolar das crianças do núcleo familiar e a busca de uma vaga no mercado de trabalho, em caso de desemprego.

O titular da pasta de Habitação também falou sobre a regularização fundiária, ressaltando que houve entregas nesse quesito ao longo deste ano e que outras estão previstas para 2026. Conforme Barboza, a iniciativa é importante, entre outros aspectos, para garantir o acesso ao crédito às pessoas que passam a ter a escritura do imóvel. “Quando a pessoa consegue esse título tem segurança patrimonial de que pode se desfazer do imóvel de todas as maneiras legais”, explicou.

LEIA TAMBÉM: Raul Fritsch defende respeito ao regimento e critica projetos inconstitucionais na Câmara

Publicidade

Para o próximo ano, o secretário salientou que a principal meta é resolver pendências e buscar novos caminhos para seguir avançando na secretaria. Ele destacou que a intenção é atender Santa Cruz do Sul como um todo, com atenção especial ao interior. “No ano que vem, pretendemos visitar um distrito do município por mês, oferecendo o atendimento que a Habitação pode proporcionar”, comentou.

Ouça a entrevista na íntegra:

*Colaborou Márcio Souza

LEIA MAIS DE POLÍTICA

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.