Caso não consiga visualizar o arquivo acima, clique em baixar PDF.
Não é novidade que Santa Cruz do Sul tem caminhado a passos largos rumo ao desenvolvimento. E nesse 147º aniversário de emancipação política e administrativa, há que se comemorar, também, os indicadores que destacam o município em diversos cenários – tanto regional quanto estadual e nacional.
Recentemente, a cidade foi eleita a quinta mais competitiva do Estado e também a sexta mais inteligente. Além disso, manteve-se como a segunda que mais gerou empregos formais no Rio Grande do Sul nos primeiros sete meses do ano.
Publicidade
LEIA MAIS: Santa Cruz do Sul figura entre as cinco cidades mais competitivas do Estado
São desempenhos já evidenciados pela Gazeta do Sul, mas que merecem ser lembrados como forma de estímulo e reforço dos potenciais da cidade que cresce e ganha, diariamente, ainda mais destaque. E isso se soma à qualidade de vida, à hospitalidade e às oportunidades comumente exaltadas por quem vive e por quem chega ao município.
Do ponto de vista competitivo, avançou três posições no ranking nacional de Competitividade dos Municípios, em 2025, e subiu uma posição no estadual. No País, comparando com as 418 cidades avaliadas, ficou na 88a colocação.
Publicidade
LEIA MAIS: Santa Cruz do Sul está entre as cidades mais inteligentes do Rio Grande do Sul; veja a região
O levantamento, divulgado pelo Centro de Liderança Pública, comparou os resultados com os dados de 2024, baseado em 65 indicadores distribuídos em 13 pilares. Destes, Santa Cruz registrou melhora em seis, com destaque para acesso e qualidade na saúde, acesso à educação, segurança, saneamento e telecomunicações – nesse último, aliás, o avanço foi para as telecomunicações, subindo 103 posições na comparação com desempenho anterior.
E nessa semana, no maior evento de cidades inteligentes da América Latina, em São Paulo, o município apareceu como o sexto mais inteligente do Rio Grande do Sul. O resultado é do 11º ranking Connected Smart Cities, que mede o grau de evolução das 5.570 cidades brasileiras em áreas temáticas como mobilidade, meio ambiente, tecnologia e governança.
Publicidade
A nota de Santa Cruz foi 46,37 – a mais bem posicionada no cenário regional –, seguida pelos municípios de Venâncio Aires e Vera Cruz. Na classificação geral, Santa Cruz está na 40ª posição na Região Sul e 144ª no Brasil.
No quesito geração de empregos formais, os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados no último mês pelo Ministério do Trabalho e Emprego, mostram que de janeiro a julho o município se manteve na liderança. O resultado é impulsionado pela sazonalidade da cadeia produtiva do tabaco, que tem impulsionado o desenvolvimento de Santa Cruz do Sul há mais de cem anos.
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!