Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Região

Santa Cruz do Sul adere ao movimento mundial Hora do Planeta

No próximo sábado, dia 19, as luzes do Palacinho da Praça da Bandeira, do Monumento ao Imigrante e do Parque da Cruz serão desligadas por uma hora. Santa Cruz do Sul vai participar do movimento mundial chamado de a Hora do Planeta. A iniciativa, realizada pela oitava vez no Brasil é promovida pela organização ambientalista WWF-Brasil e hoje é considerado o maior ato simbólico contra as mudanças climáticas no planeta.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Raul Fritsch, a participação da esfera pública apagando as luzes de monumentos e prédios públicos, é uma forma de despertar a consciência dos cidadãos para que sigam o exemplo e reflitam sobre os impactos e consequências das alterações climáticas. “´É um ato importante para pensarmos como seria o mundo na escuridão. Como representantes do poder público queremos mostrar que temos essa consciência. Precisamos agir no sentido de assegurar, agora e no futuro, o uso sustentável dos recursos naturais renováveis, reduzir a poluição ambiental e o desperdício do consumo”, disse.

A prefeitura já oficializou a adesão ao movimento e das 20h30min às 21h30min deste sábado, junto a outras milhares de cidades do mundo, estará engajada na ação. Como explica Raul, os pontos escolhidos são importantes referenciais para a comunidade santa-cruzense e além de bem expostos, à noite costumam estar sempre iluminados, portanto vão chamar a atenção quando estiverem às escuras. Por razões de segurança a iluminação pública das ruas não será apagada e neses locais será solicitado o reforço da Guarda Municipal.

Publicidade

No Rio Grande do Sul, além de Santa Cruz do Sul, até a data de hoje, estão inscritos também os municípios de Porto Alegre, Farroupilha, São Leopoldo, Montenegro, Guaporé, Caxias do Sul, Dom Pedrito, Erechim, Canela e Gramado. Para acompanhar os estados e municípios participantes da iniciativa e também para obter mais informações sobre a Hora do Planeta, basta acessar o endereço eletrônico www.wwf.org.br/horadoplaneta

O movimento – Desde sua primeira edição, em março de 2007, em Sidney, na Austrália, a Hora do Planeta, conhecida mundialmente como Earth Hour, não parou de crescer e tornou-se um evento global, envolvendo um bilhão de pessoas em mais de 5 mil cidades de 152 países. Alguns dos mais conhecidos monumentos mundiais, como as pirâmides do Egito, a Torre Eiffel em Paris, a Acrópole de Atenas e até mesmo a cidade de Las Vegas (EUA) já ficaram no escuro durante sessenta minutos.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.