A Semana do Meio Ambiente de Santa Cruz do Sul 2023 começou nesta segunda-feira, 29, e ocorre até o dia 5 de junho. A edição deste ano adotou o tema “O nosso cinturão verde e qualidade de vida”. O evento também abordará temas como reciclagem e sustentabilidade através de palestras, oficinas e outras atividades.
A abertura oficial foi com um painel de discussão e o lançamento de e-book sobre o Cinturão Verde, às 8h30, na Associação Comercial e Industrial (Rua Venâncio Aires, 633), nesta segunda-feira, 29. Conforme a diretora de Gestão Ambiental e Sustentabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass), Josiane Frantz, a programação de 2023 está focada em atividades que causem maior interatividade e impacto para a população.
LEIA TAMBÉM: Grupo avança para proteção do Cinturão Verde; veja ações
Publicidade
“Mesmo com currículos interdisciplinares nas escolas que estão direcionando para a Educação Ambiental, a repercussão na realidade é muito pequena. Para mudar este cenário, buscamos novas formas de pensar e aprender que enfatizem a inter-relação entre sociedade, economia e meio ambiente”, salienta.
De acordo com Josiane, a escolha do tema Cinturão Verde chama a atenção para um bem natural da cidade. E, em paralelo, a abordagem sobre resíduos destaca um dos maiores problemas atuais. “Queremos trazer mais informações para a população sobre os resíduos que podem ser reciclados e quais as formas de destinação correta para eles”, explica.
A integrante da comissão organizadora, engenheira ambiental Debora Leonhardt da Silva, salienta que o evento foi construído de forma extremamente colaborativa e conta com uma vasta gama de participantes do Poder Público, da iniciativa privada, instituições de ensino, organizações não-governamentais e entidades de classe, entre outras.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Dia da Conservação do Solo: por que cuidar é necessário?
Conforme Débora, o tema deste ano busca fazer com que a população conheça mais o Cinturão Verde, promovendo um sentimento de pertencimento e os benefícios que esta riqueza traz à comunidade santa-cruzense. Além disso, ele possibilita diversas abordagens para a discussão ambiental. “Trata-se de um recurso natural e isso remete a muitas coisas. Ele sofre com o descarte de resíduos; está ligado à água, com as nascentes que ficam nesta área; com a qualidade do ar, a partir das árvores”, explica.
Débora está bastante positiva com relação ao evento. “A gente vem evoluindo desde o ano passado. Nesta edição, tivemos mais empresas e instituições parceiras. Esse envolvimento vem crescendo em ambos os setores, tanto no público como no privado”, avalia.
Publicidade
Apostando na educação e na formação da população para superar os desafios da preservação ambiental, a programação também investiu em uma série de atividades em escolas públicas e privadas, como concurso de desenho, plantio simbólico de árvores nativas e palestras, entre outras. “Ao atingir o público infantil, a gente impacta a família inteira. As crianças nos cobram muito para que a gente faça as coisas certas”, afirma.
LEIA MAIS: Importância do Cinturão Verde é registrada em foto por vereador
Também estão previstos eventos ao ar livre. Em 3 de junho, acontecerá a Caminhada Ecológica meuResíduo, com início às 9 horas, na Igreja Santos Mártires das Missões, em Linha Santa Cruz (confira o link para inscrições abaixo). No domingo, 4, a Praça da Bandeira sediará duas atividades. A partir das 14 horas, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass), promove a ação de conscientização ambiental e teatro ” O Rio”.
Publicidade
A praça também será o ponto de partida do passeio ciclístico Dale Bike Ambiental, às 14 horas. O roteiro da atividade terá aproximadamente sete quilômetros, com percurso nas trilhas do Parque da Gruta. As inscrições devem ser feitas em https://encurtador.com.br/iAKLN, custam R$ 10,00 mais 1 quilo de alimento não-perecível. Para informações, os contatos são (51) 3713-2281 e (51) 99817-5990.
A Semana de Meio Ambiente de 2023 é uma realização coletiva, com a participação da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através da Semass, entidades de classe, empresas, cooperativas e ONGs. A programação completa do evento, assim como os formulários para inscrições em atividades podem ser acessados através do link.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Publicidade