Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

FENÔMENO

Santa Cruz do Sul registra mais de 240 raios nas últimas horas; frente fria avança

Foto: Freepik.com

Descargas elétricas também foram registradas em diversas cidades do Vale do Rio Pardo

Descargas elétricas também foram registradas em diversas cidades do Vale do Rio Pardo | Imagem ilustrativa

Santa Cruz do Sul registrou 245 raios desde que o tempo começou a mudar no fim da tarde dessa terça-feira, 2, com a chegada da chuva. A incidência do fenômeno se intensificou principalmente na madrugada desta quarta-feira, 3, por volta das 4h30. O dado foi contabilizado pela MetSul Meteorologia.

Segundo a meteorologista Estael Sias, a instabilidade no tempo segue em Santa Cruz, mas deve diminuir ao longo da tarde desta quarta, retornando com mais intensidade durante a noite e a madrugada desta quinta-feira, 4.

LEIA TAMBÉM: Defesa Civil instala sistema de alertas sonoros em Santa Cruz

Publicidade

As descargas elétricas também foram registradas em diversas cidades do Vale do Rio Pardo. Conforme a MetSul, a grande incidência do fenômeno é consequência de uma massa de ar quente, úmida e instável que está sobre o território gaúcho.

Como se proteger de raios

O Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), orienta que, durante tempestades com descargas elétricas, deve-se evitar caminhar em áreas abertas. É importante buscar abrigo seguro, como veículos fechados, evitando contato com a lataria.

Em moradias ou prédios, orienta-se manter distância das redes elétrica, telefônica e hidráulica, assim como de portas e janelas metálicas. Se não houver abrigo seguro por perto, a recomendação é afastar-se de pontos altos e objetos metálicos, manter os pés juntos, agachar-se até a tempestade passar e nunca deitar no chão.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Defesa Civil alerta para possibilidade de ventos intensos na região

Frente fria

Esta quarta-feira será mais um dia de calor, com máximas próximas a 29 graus. No entanto, ao longo desta quinta-feira, uma frente fria avança pelo Rio Grande do Sul, trazendo uma massa de ar frio que deve derrubar as temperaturas, especialmente a partir de sexta-feira, 5, quando a mínima será de 7 graus e a máxima de apenas 11 graus. A instabilidade também permanece, com possibilidade de chuva todos os dias até a próxima semana.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.