ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

‘Santa Cruz e a região vão ganhar’, diz coordenadora da 13ª CRS sobre transferência da UTI pediátrica

ads3

ads4

Embora encontre grande resistência entre lideranças políticas de Santa Cruz do Sul, a abertura de leitos de UTI pediátrica no Hospital São Sebastião Mártir vai permitir a qualificação da rede de atendimento materno-infantil na macrorregião dos Vales. Esta é a avaliação da coordenadora da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, Mariluci Reis.

“O município de Santa Cruz vai ganhar muito com isso e a região também”, avaliou Mariluci, em entrevista ao jornalista Ronaldo Falkenback, da Rádio Gazeta FM 107.9, na manhã desta terça-feira, 27. Sobre a posição contrária de parte da comunidade santa-cruzense, diante do possível descredenciamento dos dois leitos de UTI pediátrica atualmente em funcionamento no Hospital Santa Cruz, a coordenadora acrescentou: “Eu acho que é aquela sensação de que é uma perda, mas eu entendo diferente, eu entendo como qualificação e organização da rede materno-infantil”.

ads6 Advertising

Publicidade

LEIA MAIS: Vereador sugere ação judicial para manter UTI pediátrica no HSC

A coordenadora da 13ª CRS afirma que, atualmente, o Vale do Rio Pardo não tem uma referência em UTI pediátrica. “O município (Santa Cruz), na verdade, tem esses dois leitos para atendimento do próprio município. O que a gente está tentando, e é meu papel como coordenadora regional, é organizar a rede regionalmente.”

ads7 Advertising

Publicidade

“Entendo muito bem o Município de Santa Cruz, entendo a perda, a preocupação da prefeita Helena, elogio a deputada Kelly Moraes, que trabalhou muito por essa UTI, mas as coisas mudam, vão sendo aperfeiçoadas”, disse Mariluci, que acrescentou que a administração santa-cruzense pode manter os dois leitos de UTI pediátrica, mas precisa cumprir a legislação, formando uma equipe total específica para o atendimento destes leitos.

LEIA MAIS: Vereadores criticam possível fechamento da UTI pediátrica no HSC

Referência regional em gestação de risco

ads8 Advertising

Publicidade

Com a mudança, as gestantes com gravidez de risco poderiam ser atendidas, ambulatorialmente, no HSC e o parto poderia ocorrer no mesmo hospital. “Isso é muito importante, temos que reforçar a importância de ter isso na região”, disse Mariluci.

LEIA MAIS: Afinal, o que vai acontecer com a UTI pediátrica do Hospital Santa Cruz?

Leitos no HSSM podem estar prontos até o início de 2022

Na última semana, o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa (PDT), acompanhado do diretor administrativo do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), Luís Fernando Siqueira, teve uma reunião com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann. No encontro, Arita afirmou que o projeto da UTI pediátrica na Capital do Chimarrão está aprovado, faltando apenas a oficialização por parte do governador Eduardo Leite e a garantia dos recursos.

Publicidade

O encaminhamento deve acontecer ainda em 2021, até por questões envolvendo o calendário eleitoral em 2022. De acordo com Mariluci Reis, o objetivo das lideranças venâncio-airenses é ter a estrutura do hospital pronta para receber os leitos até o início de 2022.

LEIA MAIS: HSC esclarece que UTI neonatal será mantida na instituição

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta