Santa Cruz do Sul está entre os municípios do Brasil em que as pessoas mais estão livres para fazer as suas próprias escolhas. Ao menos, isso é o que indica o levantamento do Índice de Progresso Social (IPS) Brasil, que na edição de 2025 da pesquisa, colocou Santa Cruz do Sul como a segunda melhor cidade do país no quesito “Liberdades individuais e de escolhas”.
O estudo apontou uma nota de 70,06 nesse aspecto para a cidade-polo do Vale do Rio Pardo, enquanto a média nacional foi de 57,26. No País, Santa Cruz só fica atrás de Pedrinhas Paulista, município do interior de São Paulo com pouco menos de 3 mil habitantes.
LEIA TAMBÉM: Corredor Frey já recebe as primeiras intervenções para pavimentação
Publicidade
Para definir a nota, são levados em consideração quatro fatores: acesso à cultura, lazer e esporte; gravidez na adolescência (abaixo de 19 anos); índice de vulnerabilidade das famílias do Cadastro Único e a presença de praças e parques em áreas urbanas.
O que significam os indicadores
- ACESSO À CULTURA, LAZER E ESPORTE
- Definição: existência no município de promoção de eventos e equipamentos (biblioteca, teatro, centro cultural ou estruturas dos estádios etc) a fim de promover a cultura e esporte para as pessoas no município.
- Fontes: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
- GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA (<19 ANOS)
- Definição: taxa de crianças e adolescentes que tiveram filhos em relação à população feminina total de até 19 anos. Idade da mãe: menor de 10 anos, 10 a 14 anos, 15 a 19 anos.
- Fontes: Datasus/Ministério da Saúde
- ÍNDICE DE VULNERABILIDADE DAS FAMÍLIAS DO CADASTRO ÚNICO
- Definição: o IVCAD mede a vulnerabilidade das famílias do Cadastro Único usando 40 indicadores em 6 dimensões. Cada vulnerabilidade conta como 1, e a média dos índices das dimensões gera um resultado entre 0 e 1, quanto mais próximo de 1, maior a vulnerabilidade.
- Fontes: CadÚnico
- PRAÇAS E PARQUES EM ÁREAS URBANAS
- Definição: corresponde à taxa da área de praças e parques urbanos (em hectares) em relação à população do município.
- Fontes: Mapbiomas e IBGE, por meio dos dados sobre a “população residente em 2022”
Saiba mais
O IPS Brasil é um ranking elaborado em uma colaboração entre o Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Fundação Avina, Centro de Empreendedorismo da Amazônia, iniciativa Amazônia 2030, Anattá – Pesquisa e Desenvolvimento, e o Social Progress Imperative. Conforme o site oficial, “o Índice de Progresso Social (IPS) é uma metodologia que avalia a qualidade de vida da população no Brasil de forma multidimensional. O IPS avalia se as pessoas têm o necessário para prosperar, indo além de métricas tradicionais e paradigmas econômicos, e permite comparar municípios, estados e regiões.”
LEIA TAMBÉM: Novas regras sobre notas fiscais entram em vigor a partir de janeiro; entenda
Publicidade
Dessa forma, é analisada a realidade socioambiental de todos os 5.570 municípios do Brasil. Essa avaliação é composta por 57 indicadores secundários, com nota de 0 a 100, por sua vez agrupados em índices para três dimensões e 12 componentes. O IPS Brasil ressalta que todos os números são avaliados por meio de dados de fontes públicas e que os itens analisados são “exclusivamente sociais, ambientais e que medem resultados, não investimentos”.
Considerando o ranking geral, com todos os componentes analisados, Santa Cruz do Sul apresenta uma pontuação de 63,08, ficando em 1.013º entre os municípios brasileiros e 128º no Rio Grande do Sul. Entre os aspectos, a cidade soma as maiores notas em “Moradia” (82,99), “Água e saneamento” (82,41) e “Acesso à informação e comunicação” (74,5). Por outro lado, merecem atenção os quesitos “Inclusão social” (23,18), em que Santa Cruz fica entre os 30 municípios com menor nota no Brasil; e “Direitos individuais” (33,22).
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!