Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

RESULTADO POSITIVO

Santa Cruz é o segundo município que mais gerou empregos no Estado no primeiro semestre

Foto: Bruno Pedry/Banco de Imagens

A cidade do Vale do Rio Pardo ficou apenas atrás de Porto Alegre,

A cidade do Vale do Rio Pardo ficou apenas atrás de Porto Alegre

Santa Cruz do Sul é o segundo município no Rio Grande do Sul em registros de admissões no primeiro semestre deste ano, figurando atrás apenas de Porto Alegre. A maior cidade do Vale do Rio Pardo registrou 23.190 contratações e 17.127 desligamentos – um saldo de 6.063 novos empregados. Já a Capital teve 158.196 admissões e 144.350 demissões, garantindo saldo de 13.846.

Apesar do desempenho positivo geral no semestre, em Santa Cruz houve mais desligamentos do que admissões em junho, último mês considerado no levantamento divulgado mensalmente pelo Ministério do Trabalho, a partir do Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados (Caged). Foram 2.399 novos empregados, mas em contrapartida, 3.231 demissões, que resultaram em 832 postos de trabalhos perdidos. Somente os setores do comércio (32) e da agropecuária (8) registraram saldo positivo.

Participe aqui do canal de notícias do Portal Gaz no WhatsApp

Publicidade

Se em maio a construção civil apresentou números positivos, em junho o setor teve mais desligamentos do que contratações. Da mesma forma, o segmento de serviços registrou saldo negativo. As maiores perdas no mês, com 749 postos de trabalho, foram puxadas pela indústria, em sua maioria pelas empresas de processamento e exportação de tabaco, que se encaminham para a conclusão da safra, o que costuma aumentar as demissões.

“Santa Cruz é terra de oportunidades, e o excelente desempenho no Caged demonstra isso”, avalia o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Leonel Garibaldi. “Os dados evidenciam que o município está em crescimento e se consolidando como um ótimo lugar para quem busca desenvolvimento profissional, com espaço para empreender, trabalhar e evoluir na carreira.”

Venâncio aparece no terceiro lugar

Ainda no Vale do Rio Pardo, novamente Venâncio Aires se consolida como o terceiro maior criador de empregos no Rio Grande do Sul. Na Capital do Chimarrão, mais de 4 mil novos postos de trabalho foram preenchidos no primeiro semestre. Porém, considerando apenas o mês de junho, o saldo foi negativo, já que ocorreram 1.213 admissões e 1.442 demissões. Isso significou que 229 pessoas ficaram desempregadas.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz terá polo cervejeiro para valorizar cultura germânica

O prefeito de Venâncio, Jarbas Daniel da Rosa, salienta que o balanço positivo do primeiro semestre é motivo de orgulho, fruto de uma economia dinâmica e da força do setor produtivo. “Sabemos que existe a sazonalidade da safra, mas seguimos confiantes de que o ano será de grande crescimento para o município.”

O prefeito acrescenta que a geração de empregos é construída de forma diária, com políticas públicas, qualificação, infraestrutura e diálogo com todos os setores.

Publicidade

Rio Grande do Sul e Brasil

No Estado, o saldo do semestre também é positivo (76.368). Foram 889.135 admissões e 812.767 demissões. Já em nível nacional, nos seis primeiros meses, houve a criação de mais de 1,2 milhão de empregos com carteira assinada nos cinco setores da economia avaliados. Só em junho foram 166.621 postos formais. O estoque, que representa o total de vínculos empregatícios formais ativos no País, superou o patamar de 48,4 milhões.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.