As feiras rurais fazem parte da vida da comunidade santa-cruzense há exatamente 45 anos. Em 23 de setembro de 1980, foi permitido no município o funcionamento das primeiras unidades. Atualmente, 60 feirantes atuam de segunda a sábado em 11 pontos estratégicos da cidade e dois distritos do interior, onde oferecem produtos frescos cultivados localmente.
Segundo dados de 2024 da Emater/RS-Ascar, Santa Cruz do Sul é o terceiro município do Estado com o maior número de feiras rurais. Fica atrás de Porto Alegre, que conta com 44 pontos, e de Novo Hamburgo, que tem 23.
A primeira foi realizada em frente ao pórtico do Parque da Oktoberfest, onde os 28 feirantes vendiam seus produtos diretamente dos veículos estacionados no local. Logo em seguida, instalou-se um novo ponto improvisado em frente à Estação Férrea – permaneceu ali por quatro anos.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Linha de crédito para produtores rurais entra em vigor; veja quem pode aderir
Vereadora na época e autora do projeto que autorizou a realização de feiras no município, Sônia Marli Kessler Kist conta que era comum os produtores passarem de casa em casa, em carroças e veículos do tipo Rural Willys para vender verduras. Com o aumento da demanda – e para aproximar o consumidor do produtor e organizar o setor –, a então vereadora apresentou o projeto “Feira Rural” na Câmara de Vereadores.
Paralelo à iniciativa, recebeu o apoio de um abaixo-assinado a participação de mais de mil pessoas. Mas a aprovação não veio fácil: por quase quatro anos, a necessidade foi debatida no Legislativo.
Publicidade
“Foi muita briga para que ela saísse. Para a época, era uma visão muito arrojada, e as pessoas achavam que não havia necessidade, que Santa Cruz já tinha o fumo”, relembra. “Mas eu continuei batalhando, mobilizando os clubes 4S, recebendo apoio de entidades, até que a aprovação aconteceu.”
LEIA TAMBÉM: Famílias da EFASC recebem dez quintais orgânicos de frutas da Embrapa
Em 1985 houve a inaguração do primeiro pavilhão na Rua Fernando Abott, ao lado do Fórum. No mesmo ano, foi criada a Associação Santa-Cruzense de Feirantes (Assafe), tendo como primeiro presidente Teobaldo Rauber.
Publicidade
Atual presidente da entidade, Patrícia Nichterwitz segue o trabalho de fortalecimento e expansão das atividades desenvolvidas pelos agricultores. Segundo ela, as feiras são uma vitrine para a produção local, além de impulsionar a economia e promover a cultura do município. “O projeto cresceu e se consolidou. Hoje, mantém viva a tradição do apoio ao produtor e estreita os laços do campo com a cidade.”
LEIA TAMBÉM: Produção de alface em campo aberto pode tornar-se inviável devido à crise climática
O coordenador da unidade extensionista da Emater em Santa Cruz, Assilo Martins Corrêa Jr., destaca a parceria da entidade com o desenvolvimento das feiras e dos agricultores.
Publicidade
“A Emater vem fazendo parte desde a criação desses espaços. Para nós, da extensão rural, é uma satisfação poder contribuir para a diversificação e a sucessão rural”, acentua. “As feiras de Santa Cruz fazem parte da cultura e da tradição, levando à população alimentos locais direto do produtor.”
Onde ficam
Central
- Endereço: Travessa Vereador Walter Kern, 70
- Atendimento: segundas, quartas e sextas-feiras – 14h30 às 19 horas
Parque da Oktoberfest
Publicidade
- Endereço: Avenida João Pessoa, 461
- Atendimento: quartas e sábados – 5h45 às 12 horas
Arroio Grande
- Endereço: Rua Pereira da Cunha, 360
- Atendimento: terças – 13h30 às 19 horas; sábados – 5h45 às 12 horas
Senai
- Endereço: Rua Gaspar Bartholomay, 577
- Atendimento: terças e sábados – 6 horas às 12 horas
Esmeralda
- Endereço: Rua Barreto, 197
- Atendimento: terças – 13h45 às 19 horas; sábados – 5h45 às 12 horas
Independência
- Endereço: Avenida Independência, esquina com a Rua São José
- Atendimento: terças – 13h45 às 19 horas; sábados – 5h45 às 12 horas
Linha Santa Cruz
- Endereço: Avenida Prefeito Orlando Oscar Bauhmardt, 1.432, junto à subprefeitura
- Atendimento: quartas – 14 horas às 19 horas; sábados – 6 horas às 12 horas
Feira Orgânica Santo Inácio
- Endereço: Rua Conselheiro Trockel, 365 – Praça Hainsi Gralow
- Atendimento: terças-feiras e sábados – das 7 horas às 12 horas
Feira Rural do Bonfim
- Endereço: Praça Clari Wildgen, Rua Venezuela
- Atendimento: sábados – das 7 horas às 12 horas
Monte Alverne – Comunidade Evangélica
- Atendimento: quintas-feiras – das 14h30 às 18h30
Alto Paredão
- Endereço: junto à ESF Alto Paredão
- Atendimento: quintas-feiras – das 10 horas às 13 horas
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!