Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PREVENÇÃO

Santa Cruz intensifica vacinação contra o HPV com foco em adolescentes de 15 a 19 anos

Foto: Banco de Imagens

A campanha de vacinação contra o HPV segue com força total em Santa Cruz do Sul. Até o dia 31 de julho, adolescentes entre 15 e 19 anos têm a oportunidade de se imunizar gratuitamente em qualquer unidade de saúde do município. A ação, promovida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), busca alcançar quem ainda não recebeu a dose e garantir a proteção contra o papilomavírus humano (HPV), responsável por vários tipos de câncer, incluindo os de colo do útero, vulva, ânus, pênis e orofaringe. Já para o público de 9 a 14 anos, a vacina está disponível durante todo o ano.

Com um histórico de bons resultados na área, Santa Cruz do Sul é reconhecida como exemplo na ampliação da cobertura vacinal. Em 2022, por meio de um projeto conduzido pela médica Denise Müller, em parceria com o promotor de Justiça Érico Barin, o município conseguiu aumentar em quase 400% o número de aplicações em apenas quatro meses: de 198 doses em julho para 980 em novembro, entre adolescentes de 9 a 14 anos.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz vira referência no combate ao câncer de colo de útero

Publicidade

A experiência local é destaque na campanha estadual “Juntos contra o HPV – Vacina Sim”, lançada nessa segunda-feira, 14, pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS). A iniciativa tem como foco mobilizar pais, mães, estudantes, educadores e profissionais da saúde para conscientizar sobre os riscos do vírus e a importância da prevenção.

“A vacinação é uma medida segura, eficaz e fundamental para proteger nossos jovens”, afirma a promotora de Justiça Cristiane Corrales, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educação, Infância e Juventude do MPRS. A campanha também busca combater mitos sobre o imunizante e reforçar o papel das famílias e das escolas na promoção da saúde.

LEIA TAMBÉM: SUS passa a oferecer novos tratamentos hormonais para endometriose

Publicidade

No Brasil, a vacina contra o HPV está disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS), em dose única, para meninas e meninos de 9 a 14 anos, faixa etária na qual a imunização apresenta maior eficácia, pois o adolescente ainda não foi exposto ao vírus e tem a capacidade de maior produção de anticorpos contra as doenças.

Segundo a médica Denise Müller, a prevenção vai muito além da proteção individual. “Campanhas educativas são essenciais. Estamos falando de evitar até seis tipos de câncer. Vacinar hoje é investir em saúde e qualidade de vida para o futuro”, destaca.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.