Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ALERTA

Santa Cruz já tem 21 casos confirmados de dengue neste ano

Bairro Bom Jesus recebeu aplicação do inseticida na última terça

Bairro Bom Jesus recebeu aplicação do inseticida na última terça | Foto: Mateus Santos/Divulgação/GS

Em dias de temperaturas mais elevadas, a proliferação de insetos costuma aumentar e trazer riscos. Entre eles, está o mosquito Aedes aegypti, considerado o principal transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika vírus. Números divulgados na terça-feira, 4, pelo Departamento de Epidemiologia do Setor de Vigilância e Ações em Saúde confirmam os alertas: Santa Cruz do Sul já teve 206 notificações da dengue neste ano. Desse total, 90 foram descartadas e 21 tiveram resultado positivo. Um paciente foi internado e outros 67 estão aguardando o resultado.

Conforme a supervisora de endemias do setor de Vigilância e Ações em Saúde, Diana Laura Faber, até agora o Bairro Faxinal Menino Deus apresenta o maior número de notificações, casos suspeitos que podem ser confirmados ou não. Depois vêm os bairros Centro, Santa Vitória, Bom Jesus e São João. 

LEIA TAMBÉM: Ações vão promover a prevenção ao câncer de colo de útero em Santa Cruz

Publicidade

Como forma de combater os focos dos mosquitos, Diana explica que equipes realizam visitas domiciliares para inspeção de imóveis e pontos estratégicos. A ênfase é na orientação, tratamento e eliminação de recipientes que contenham água parada, os quais favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti. 

Outra medida foi a aplicação do inseticida no Bairro Bom Jesus, na terça-feira. No decorrer do ano, também serão realizadas atividades em escolas, como o quintal da dengue para crianças do Ensino Fundamental.

LEIA TAMBÉM: A cada minuto, 40 pessoas são diagnosticadas com câncer no mundo

Publicidade

Para evitar a picada do mosquito, Diana sugere medidas como eliminar criadouros, utilizar proteção nas janelas, passar repelente, utilizar roupas mais grossas e compridas. Além disso, manter a casa fechada no início da manhã e final da tarde, e também utilizar espirais ou vaporizadores elétricos são outras alternativas para a prevenção. 

A situação no município

Nos últimos anos, os números relativos à dengue em Santa Cruz foram variáveis. Em 2021, o município teve 5.015 casos confirmados, cinco mortes e seis registros de zika vírus. Em 2022, houve uma queda, com 1.609 confirmações e nenhum óbito.

Já em 2023, Santa Cruz registrou 113 pacientes com dengue, um com chikungunya e dois casos de zika vírus. No ano passado, houve um aumento considerável em relação à dengue: foram 3.188 confirmados e cinco mortes. 

Publicidade

LEIA MAIS SOBRE SANTA CRUZ DO SUL

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.