Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ACESSIBILIDADE

Santa Cruz planeja investir em mais rampas para cadeiras de rodas

Foto: Guilherme Andriolo

Uma das principais bandeiras levantadas pelo prefeito Sérgio Moraes (PL) na atual gestão, a questão das pavimentações em Santa Cruz do Sul deve seguir avançando em 2026. No entanto, os trabalhos precisarão se atentar a um cuidado importante: garantir a acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, especialmente as que necessitam de cadeiras de rodas para se locomover.

A questão foi abordada pelo vice-prefeito e atual prefeito em exercício Alex Knak (MDB), em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9 na manhã desta sexta-feira, 9. Ele afirmou que o Município deverá voltar a investir em rampas de acessibilidade nas calçadas ao longo dos próximos meses, a partir da reativação de uma equipe voltada especificamente a esse tipo de estrutura. Além disso, reforçou que pedirá ao prefeito para que, nas pavimentações, sejam priorizadas as ruas onde haja moradores com deficiência física, a fim de facilitar sua mobilidade.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO: os obstáculos no caminho dos cadeirantes de Santa Cruz

Publicidade

“Vamos reativar esse trabalho porque, muitas vezes, o cadeirante fica ilhado, né? E uma rampa de acessibilidade muda a vida. Acaba abrindo portas para que ele possa ser mais independente, possa chegar ao destino que ele tem traçado”, destacou Knak. O prefeito em exercício também lembrou de feedbacks positivos que recebeu de familiares de pessoas com deficiência sobre melhorias feitas na acessibilidade nas vias do Município.

Para debater a questão, Alex Knak também pontuou que será feita uma reunião nos próximos dias, na Procuradoria-Geral do Município, com a população que faz o uso de cadeiras de rodas. Na ocasião, ele espera ouvir as dificuldades que são enfrentadas por essas pessoas em Santa Cruz, a fim de pensar em soluções pontuais que possam facilitar a mobilidade no seu dia a dia.

Saiba mais

No Brasil, a acessibilidade a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nas vias públicas, parques e demais espaços públicos é assegurada pela Lei nº 10.098, de 2000. Conforme o artigo 4º da legislação, também é previsto que as áreas já existentes devem ser adaptadas para promover a acessibilidade a essa população, seguindo uma ordem de prioridade que vise a maior eficiência das modificações.

Publicidade

Confira a entrevista com Alex Knak na íntegra:

*Colaboraram John Kaercher Machado e Vanessa Behling

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.