Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

NA UNISC

Santa Cruz sedia encontro nacional de paleontologia a partir desta quinta

Foto: Unisc / Divulgação

Santa Cruz sedia nesta semana a Reunião Regional Anual da Sociedade Brasileira de Paleontologia (Paleo-RS) 2025. O encontro promovido pela SBP, em parceria com o Museu de Ciências Naturais da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura e universidades Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), reunirá estudantes, pesquisadores, professores e demais interessados na área de paleontologia a fim de fortalecer a troca de conhecimento e experiências na área. O evento ocorre no auditório do Memorial da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), a partir de quinta-feira, 4, e se estende até sábado, 6.  

Com o tema “Conservação do Patrimônio Geopaleontológico da Região de Santa Cruz do Sul/RS”, a edição da reunião marca os 30 anos da descoberta e identificação dos fósseis do município, encontrados em 1995, como diferentes de qualquer outra fauna triássica brasileira, e que projetaram a região e seus fósseis para o cenário científico internacional.

LEIA TAMBÉM: Projeto da Unisc concorre ao Prêmio Destaque Inovação 2025; saiba como votar

Publicidade

A programação inicia na quinta-feira, às 8 horas, com credenciamento seguido pela abertura do evento e palestra, a partir das 11 horas, sobre os fósseis de Santa Cruz e a importância em relação a outras faunas sul-americanas. Durante a tarde e noite haverão apresentações, resultado do concurso Paleoarte e palestra. Na sexta-feira o evento segue, às 8 horas, com mesa redonda abordando a geopaleontologia da região e sua preservação. Durante a tarde ocorrem palestras e apresentações. Para o sábado, além de minicursos, está marcado o trabalho de campo em que serão visitados três afloramentos, onde foram feitas as primeiras descobertas fósseis do município.  

Avanços para o Geoparque

O presidente da Associação de Turismo da região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp), Djalmar Ernani Marquardt, enfatiza que o evento é uma oportunidade para alcançar avanços para o projeto do Geoparque, criado em 2023 e que abrange oito municípios. “Pela primeira vez essa reunião vai acontecer aqui na região e queremos avançar um pouco mais na formatação do nosso Geoparque”, afirma Marquardt, que participará do evento como um dos integrantes da mesa redonda na manhã da sexta-feira. 

LEIA TAMBÉM: Estudantes de Produção em Mídia Audiovisual da Unisc vencem o 38º Prêmio SET

Publicidade

Ele adianta que o projeto deve ter novos desdobramentos e que o objetivo é a criação de um Consórcio Intermunicipal para administrar o projeto e avançar burocraticamente. “Nós já temos um modelo de estatuto, que já foi apresentado aos prefeitos da região. Também já temos todos os geossítios mapeados para que a gente possa continuar. E a certificação junto à Unesco é uma necessidade, para que a gente possa realmente explorar melhor o Geoparque. E isso é um processo que é um pouco mais demorado, mas precisamos. O primeiro passo é criar realmente o Consórcio.” 

Os sítios paleontológicos já mapeados em Santa Cruz são o do Parque da Gruta dos Índios, do Schoenstatt, do Autódromo e do Morro da Cruz.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.