A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) divulgou o resultado da pesquisa, referente a 2023, que aponta o desenvolvimento em 5.550 municípios brasileiros. Conhecido como Índice Firjan, leva em consideração o desempenho nas áreas de educação, saúde e emprego e renda. No Vale do Rio Pardo, Santa Cruz do Sul registrou crescimento de nove posições no Estado em uma década, aparecendo em alto nível. O mesmo conceito tem Mato Leitão.
O levantamento estabelece notas, que variam de zero a um, com referências como crítico (menor do que 0,4), baixo (de 0,4 a 0,6), moderado (0,6 a 0,8) e alto (entre 0,8 e 1). Santa Cruz conquistou 0,8183, tendo como principal indicador emprego e renda, que somou 0,9587.
LEIA TAMBÉM: Comunidade Evangélica apresenta defesa após autuação por poluição sonora
Publicidade
Na década entre 2013 e 2023, esse segmento obteve crescimento contínuo. Foram levados em conta critérios como absorção de mão de obra, proporção de desligamentos voluntários, PIB per capita, participação de salários no PIB, população pobre ou de baixa renda e diversidade econômica.
Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo no período do levantamento, César Cechinato ressalta que Santa Cruz sempre aparece com destaque nos índices nacionais de desenvolvimento econômico e qualidade de vida com metodologia confiável. “Quanto mais diversificados e abrangentes os indicadores, melhor a nossa colocação nos rankings”, enfatiza.
Cechinato observa que na série histórica (2013 a 2023), o indicador emprego e renda – excetuando 2015 e 2016, anos de recessão no PIB nacional – mostra crescimento contínuo. “À medida que diversificamos nossa matriz econômica com a instalação de empresas, registramos alta e boa empregabilidade.” Exemplifica com a instalação de dez novas empresas entre as 50 maiores recolhedoras de ICMS e 13 novas entre as 50 maiores em ISS.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Helena Hermany e deputados inauguram escritório regional em Santa Cruz
Ele compara com outros municípios, como Carlos Barbosa, que esteve à frente por longo tempo por sua característica produtiva, baseada na força da empresa Tramontina. Sobre o atual líder do ranking no Estado – Lajeado –, salienta que praticamente não tem zona rural.
Além disso, cidades vizinhas, como Arroio do Meio, Estrela, Teutônia e Santa Clara do Sul, aparecem bem posicionadas no índice. “Lajeado acaba sendo a capital do Vale, sem zona rural, tornando-se o polo de serviços na região e com indústrias, especialmente na área da alimentação.”
Publicidade
A área com menor desempenho em Santa Cruz foi a educação. Em 2013 e 2015, o conceito foi desenvolvimento baixo, ficando inferior a 0,6. Depois houve uma recuperação, chegando 0,7063 em 2023. São levadas em consideração a taxa de matrículas em creche, adequação da formação docente, distorção da idade/série, nota do Ideb, taxa de abandono nos ensinos Fundamental e Médio e educação integral na Educação Básica. A saúde mantém-se moderada.


LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade