Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

atualização

Santa Cruz tem chuva abaixo do esperado, mas registra alagamentos no interior

Foto: Alencar da Rosa

Após o Vale do Rio Pardo ter ficado em alerta vermelho para inundações neste fim de semana, Santa Cruz do Sul teve chuva abaixo do esperado e ainda não registrou grandes transtornos, conforme a Defesa Civil municipal. Dados da estação meteorológica da Rádio Gazeta apontam que, no Centro, foram registrados 55,6 milímetros entre o sábado, 28, e domingo, 29.

Na manhã do domingo, o município participou de reunião com representantes do comitê de crise montado pela Defesa Civil estadual em Santa Cruz, na qual foram atualizadas as informações da região. Segundo o coordenador do órgão municipal, coronel César Bonfanti, o nível do Rio Pardinho teve elevação considerável, saindo de 1,8 metro para 4,7 metros em 24 horas; mas segue bastante abaixo da cota de inundação, que é de aproximadamente 7 metros.

LEIA TAMBÉM: Guia Socioeconômico chega aos leitores nesta segunda com dados do Vale do Rio Pardo

Publicidade

Bonfanti afirma que a previsão é de que a chuva pare já no domingo, com o sol aparecendo a partir da segunda-feira, 30. “É uma mensagem para tranquilizar a nossa população, dizer que foi importante nós estarmos atentos. A previsão era que nós teríamos uma grande quantidade de chuva, mas não se confirmou. O Estado e o município estavam preparados para esse evento, mas não tivemos a necessidade, não tivemos ocorrências”, frisa.

Ainda, a Defesa Civil estadual atualizou na manhã deste domingo que a madrugada foi de relativa tranquilidade em todo o Rio Grande do Sul, sem registro de ocorrências graves.

Alagamento na Linha Travessa

Apesar de Santa Cruz do Sul não ter registrado grandes problemas relativos às chuvas deste fim de semana, moradores da localidade de Linha Travessa procuraram o Portal Gaz para relatar que a estrada principal da localidade ficou alagada, sem passagem de carros. Bonfanti diz que esse é um caso específico, visto que, nessa localidade, os alagamentos são recorrentes, sobretudo na via de acesso.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Defesa Civil alertou para chuva intensa no Vale do Rio Pardo no sábado

Pela região

Em outros rios da região, a situação segue sendo monitorada após as chuvas do fim de semana. No Rio Jacuí, em Rio Pardo, o nível segue acima da cota de inundação pelo 11º dia consecutivo, ficando em 10,8 metros conforme a medição mais recente, no fim da tarde de sábado. Apesar disso, a situação ainda é considerada estável, com a altura descendo lentamente desde a segunda-feira, 23.

Já no Rio Taquari, na altura do distrito de Mariante, em Venâncio Aires, o rio segue abaixo dos níveis mais preocupantes. O monitoramento apontou que o nível estava em 7,52 metros às 9 horas deste domingo, enquanto a cota de inundação no local é de 14 metros. “Neste momento, não tem perigo, mas vamos continuar monitorando”, diz o prefeito Jarbas da Rosa em comunicado.

Publicidade

Em 24 horas, foram registrados 38 milímetros de chuva na localidade. No entanto, na região de Vacaria, próxima à nascente, os índices ficaram perto de 150 milímetros. Segundo a Defesa Civil estadual, a altura ainda pode chegar a cerca de 23 metros no Porto de Estrela, onde a cota de inundação é de 19 metros, o que mantém as equipes em alerta.

Além disso, na bacia do Arroio Castelhano, houve inundação parcial na região da localidade de Grão-Pará. Ainda assim, nenhuma residência foi atingida e o nível já está estável. Em caso de necessidade, a Defesa Civil pode ser acionada no telefone (51) 93505-5953.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.