Santa Cruz do Sul terá o primeiro terreiro de candomblé da Bahia, na localidade de Quarta Linha Nova Baixa. A festa de inauguração será neste sábado, 18, às 20 horas, em homenagem a Oxóssi, orixá patrono da casa e protetor dos caçadores.
O pai de santo Cristiano Pessoa Borges, de 43 anos, vai receber familiares de Salvador. Ele comemora 25 anos de prática no candomblé. O desenvolvimento e a consolidação da casa serão acompanhados pela mãe de santo Dó de Ossayn. O babalorixá Cristiano de Oxóssi convida toda a comunidade para o evento. Informações podem ser obtidas pelo número 98449 5091.
Cristiano de Oxóssi atuou como técnico de prótese dentária durante 16 anos, sendo cabo da Aeronáutica. Formado em Odontologia, trabalhou em Cerro Largo e Herveiras. Em outubro de 2018, Cristiano recebeu uma ordem de Oxóssi para comprar um terreno e abrir uma casa de candomblé. A aquisição da chácara no interior de Santa Cruz do Sul ocorreu três meses depois.
Publicidade
O sacerdote joga búzios de segunda a quinta-feira na casa onde mora, no Bairro Renascença, e produz o sabão da costa com a esposa Isabel de Oxum. É um produto de origem africana para limpeza energética, feito com ervas, favas e essências.
LEIA TAMBÉM: Vitrine Sacra virtual vai divulgar a história de Rio Pardo
Publicidade