Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SUSTO

Santa-cruzenses retornam após capotamento que deixou mortos e feridos no Chile

Foto: Reprodução/Instagram

Santa-cruzenses estavam em ônibus de turismo envolvido em acidente no Chile

Acidente com ônibus aconteceu na noite de quinta-feira

Parte dos passageiros que estavam no ônibus que capotou no deserto do Chile chegou ao Brasil na noite desse domingo, 28. O grupo, formado por 22 pessoas, saiu de Santiago, capital chilena, durante a tarde e desembarcou no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. De lá, voltaram para casa em vans. Entre os que retornaram, estavam dois moradores de Santa Cruz do Sul e dez de Lajeado. Ao todo, havia 42 pessoas no coletivo – 39 passageiros, a maioria da região dos Vales, especialmente de Lajeado, e seis de Santa Cruz –, uma guia turística e dois motoristas. 

O acidente aconteceu na noite da última quinta-feira. Um dos motoristas perdeu o controle do veículo enquanto dirigia pela rota 27-CH. O ponto liga Passo Jama, na fronteira com a Argentina, à cidade de San Pedro de Atacama, na região de Antofagasta.

LEIA MAIS: Santa-cruzenses estavam em ônibus que se acidentou no Chile

Publicidade

A VIP Turismo informou que está prestando apoio às famílias envolvidas no caso. Dos 42 passageiros, 30 passaram por atendimento médico e já foram liberados. Outros dez continuam internados – destes, três são santa-cruzenses. Duas mulheres de Santa Cruz estão em estado grave, enquanto a terceira pessoa encontra-se estável, conforme a empresa de turismo. Os nomes não foram divulgados a pedido das famílias. 

Duas passageiras morreram. Uma das vítimas foi identificada como a professora Elenice Terezinha Mezzomo Preto, do município de David Canabarro. A outra era Nora Edith Kunz, de 63 anos, moradora do município de Poço das Antas.

Passageiras relatam como foi o acidente

Enquanto aguardavam o retorno para casa, na tarde desse domingo, duas passageiras de Lajeado conversaram com a Gazeta do Sul. As amigas Carmen Maria Pretto, de 71 anos, e Fátima Rosane Giovanoni Fillmann, de 60, estavam em um grupo formado por oito pessoas, que se reúne para viajar. Carmen afirmou que queriam conhecer o deserto do Atacama e organizaram a viagem três meses antes. Saíram de Lajeado na terça-feira e voltariam hoje ao Brasil. “Já havíamos realizado boa parte do nosso passeio. Estava tudo perfeito, todo mundo feliz”, comentou. 

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz foi o município da região mais afetado pelo temporal de sábado

A menos de 30 minutos do hotel em São Pedro do Atacama, o acidente aconteceu. Fátima quebrou o braço direito, enquanto Carmen sofreu um corte. Uma amiga do grupo foi projetada para fora do veículo, e quebrou a costela. A identidade dela não foi divulgada. “Todo mundo se machucou com o tombamento”, disse Fátima. As duas passageiras frisaram que a VIP Turismo deu o suporte necessário a todos os passageiros. Também agradeceram aos chilenos pelo socorro prestado após o acidente.

A equipe de reportagem tentou contato com os santa-cruzenses que retornaram nesse domingo, mas eles preferiram não se manifestar.

Publicidade

LEIA MAIS SOBRE POLÍCIA

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.