Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

REFORÇO

Saúde estadual amplia público para quarta dose contra a Covid-19

Foto: Agência Brasil

A partir da tarde desta quinta-feira, 19, os municípios gaúchos podem organizar e começar a vacinar com a segunda dose de reforço (quarta dose) da vacina contra a Covid-19 os idosos acima de 60 anos, contanto que preenchido o intervalo de quatro meses desde a última dose. A medida foi pactuada entre a Secretaria Estadual da Saúde e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/RS).

Segundo a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann a ampliação busca manter os baixos índices de casos graves e óbitos pela doença na faixa etária mais suscetível à pandemia.

LEIA TAMBÉM: Depois de nove semanas sem avisos, todas as regiões do Estado são notificadas

Publicidade

De acordo com a orientação do Ministério da Saúde, a segunda dose de reforço deve ser aplicada com o imunizante da Pfizer ou com as vacinas da Janssen e Astrazeneca, independentemente da dose utilizada anteriormente. O intervalo deve ser de quatro meses após a primeira dose de reforço.

Até então, a segunda dose de reforço era recomendada apenas para idosos acima de 70 anos, imunocomprometidos, e para pessoas com mais de 60 anos que vivem em instituições permanente. Estudos mostraram que essa estratégia aumenta em mais de cinco vezes a imunidade uma semana após a aplicação.

ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.