A Secretaria Municipal de Saúde programou uma série de atividades alusivas ao Dia Mundial de Combate à Aids, lembrado em 1º de dezembro. Através do Centro Municipal de Atendimento à Sorologia (Cemas), será desenvolvida uma campanha de prevenção as DSTs e AIDS do município junto às Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs). Uma das novidades é a colocação de dispensers com preservativos e que estará disponível em todos os postos de saúde e locais com maior circulação de pessoas.
Entre os objetivos da campanha estão o de promover e estimular o comportamento de prevenção em relação a contaminação pelo vírus HIV e outras DSTs; disponibilizar testagem rápida de HIV e sífilis e orientar a população dos riscos e agravos pelo abandono de tratamento e diagnóstico tardio. Também visa aproximar a população do posto de saúde de referência para a realização do teste rápido para HIV e sífilis.
Segundo a coordenadora do Cemas, Daiana Raddatz, as ações têm como foco marcar a data mundial. “Queremos estimular a mudança de comportamento em relação ao autocuidado através do uso de preservativos em todas as relações sexuais e a realização do teste rápido que estará disponível em nas UBS e ESFs.“
Publicidade
Alzira Vaz, coordenadora municipal das ações com foco no combate à aids, explicou que o objetivo da campanha é a prevenção. “Salientamos a importância do teste rápido, antes disponível apenas no Centro e no Cemas. Estamos descentralizando a ação e levando até os bairros. ”