Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz do Sul

Secretaria de Saúde disponibiliza laqueadura dentro do Programa de Planejamento Familiar

Desde 2008 com fila de espera para a realização de cirurgia de laqueadura, a Secretaria Municipal de Saúde, de Santa Cruz do Sul, ao firmar convênio com o Hospital Monte Alverne, já conseguiu pôr fim, neste primeiro semestre do ano, à demanda reprimida de mulheres que há anos aguardavam pelo procedimento. Hoje sobram vagas para realizar a cirurgia e a procura tem sido muito pequena.

De acordo com a enfermeira Naiara Koch, responsável por coordenar o Programa de Planejamento Familiar no município, há 16 anos, a clínica da capital que até 2008 realizava o procedimento, deixou de realizá-lo. Com o convênio firmado com o Hospital Monte Alverne, o serviço voltou a ser disponibilizado para mulheres como uma alternativa de planejamento familiar.

A porta de entrada para acessar o programa são os postos de saúde, tanto as Unidades Básicas de saúde (UBS) e as Estratégias de Saúde da Família (ESF). Nessas unidades, as enfermeiras fornecem as primeiras orientações e encaminham as mulheres para o programa. No caso de uma laqueadura tubária, é preciso que a mulher tenha mais de 25 anos e dois filhos vivos, conforme prevê a legislação.

Publicidade

Atualmente a Secretaria Municipal de Saúde fornece até mesmo o transporte da residência até o hospital, para mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Primeiramente é feita uma consulta com a enfermeira responsável pelo programa que explica detalhadamente em que consiste o método. Uma segunda consulta é marcada com uma psicóloga da rede para avaliação da paciente e, antes de realizar a cirurgia, ela conhece a equipe médica que vai atendê-la e o ambiente onde ficará internada.

Após um prazo de 60 dias – período concedido para que a mulher avalie se de fato quer realizar a operação e encaminhe os exames pré-operatórios – a cirurgia é feita no Hospital Monte Alverne. O procedimento consiste em uma mini laparotomia, com anestesia raquidiana e pequena incisão na região pubiana. São necessárias apenas 24 horas de internação. Após retornar para casa, transcorrem 15 dias para a revisão e retirada dos pontos.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.