Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

BALANÇO DE 2025

Secretário de Obras destaca pavimentações feitas em Santa Cruz, mas lamenta transtornos com o clima

Francisco Carlos Smidt, o Carlão, falou ao Estúdio Interativo | Foto: Expedito Engling

O programa Estúdio Interativo, da Rádio Gazeta 107,9 FM, recebeu na manhã desta quinta-feira, 18, o secretário de Obras e Infraestrutura de Santa Cruz do Sul, Francisco Carlos Smidt, o Carlão, para fazer um balanço das atividades realizadas em 2025, dando continuidade à série de entrevistas com os integrantes do primeiro escalão municipal. O titular da pasta destacou a complexidade da atuação da pasta, visto que sua equipe precisa atender 100% da área territorial do município, incluindo cidade e interior.

Assunto frequentemente levantado pelo prefeito Sérgio Moraes (PL) e por vereadores do município, a questão das pavimentações foi comentada por Carlão durante a entrevista. Ele citou tanto as obras já concluídas quanto as que estão em andamento ou serão iniciadas em breve. Entre os trabalhos entregues em 2025, o secretário recorda a Rua Álvaro Corrêa da Silva, no Bairro Santo Inácio; Rua Marques de Souza, no Bairro Esmeralda; Rua 2, no Loteamento Zanette; ruas Vereador Selfredo Stein e Romeo Seibel, em Linha Santa Cruz; Travessa Guaíba, no Bairro Arroio Grande; ruas José Aloysio Jacobs e Edmundo Steffens, no Bairro São João; Travessa Theresa Goettems, no Bairro Faxinal Menino Deus, e a localidade de Linha Saraiva.

LEIA TAMBÉM: Sérgio Moraes afirma que 185 ruas de Santa Cruz serão pavimentadas até o fim da gestão

Publicidade

Já em relação às obras de pavimentação em andamento, o titular da pasta comentou sobre o Loteamento Imigrante II, em Linha Santa Cruz; a Rua Parque Real, no Bairro Aliança; além do Corredor Frey e da Avenida Willy de Moraes, ambas com apoio de recursos de emendas parlamentares. Ainda reforçou que serão iniciados em breve os trabalhos nas ruas José Severino Pick e Charlotte Mandler, no Aliança, e no Loteamento Costa Sul, no Bairro São João.

Carlão enfatizou a qualidade da equipe de trabalho da Secretaria de Obras, mas também lembrou da urgência das demandas e de contratempos que podem acontecer, principalmente em virtude do tempo, uma vez que a chuva inviabiliza várias atividades. “Posso afirmar, com toda a segurança, que procuramos trabalhar de forma muito organizada, planejada e atendendo as demandas que julgamos mais urgentes”, reforçou o secretário.

LEIA TAMBÉM: Leonel Garibaldi afirma que balizamento noturno do aeroporto de Santa Cruz está próximo

Publicidade

O secretário lembrou problemas de drenagem que a atual gestão encontrou em diversos locais em virtude das enchentes de 2024, com tubulações rompidas e canos entupidos. “Isso, evidentemente, traz consequências não só na rua, mas muitas vezes dentro das residências. Nós ainda temos aqui muitas ligações onde a questão pluvial e cloacal se misturam, e isso traz reflexos para dentro das casas, traz esgoto voltando por dentro do ralo, do vaso, do banheiro. É uma questão seríssima de saúde pública, que não há como postergar”, frisou Carlão.

Outra questão levantada foi em relação ao número de buracos em ruas. Carlão ressaltou que a Avenida Leo Kraether, por exemplo, foi totalmente revitalizada, visto que apresentava solo podre em diversos pontos. Também foram executadas melhorias em parte da Avenida Deputado Euclides Nicolau Kliemann. Para 2026, os esforços se concentrarão na Rua Dona Carlota, no Bairro Faxinal Menino Deus, onde também são percebidos problemas. Carlão explicou que, em lugares pontuais, é necessário fazer a fresagem, ou seja, recortes no pavimento para substitui-lo por asfalto quente.

Ouça a entrevista na íntegra:

*Colaborou Marcio Souza

Publicidade

LEIA MAIS DE POLÍTICA

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.