Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

SANTA CRUZ

Segurança nutricional é tema da Semana da Alimentação que começa nesta segunda-feira

Entre esta segunda-feira, 11, e domingo, 17, será realizada a Semana da Alimentação, em Santa Cruz do Sul. Tendo como tema “A (in)segurança alimentar e nutricional no contexto da fome e do direito à alimentação”, a campanha ocorre em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, celebrado no próximo sábado, 16.

Realizada pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsea), pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através da Secretaria de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte (Sehase), e pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), a campanha contará com distribuição de materiais informativos impressos e de forma on-line, live com profissionais da área social e da nutrição, além de compartilhamento de receitas para reaproveitar alimentos, entre outras ações. Todas as ações vão ser realizadas em conformidade com os protocolos sanitários de combate à Covid-19.

LEIA MAIS: Feira de saúde aproxima serviços da população na Praça Getúlio Vargas

Na quarta-feira, 13, a partir das 19h30, será realizada uma live sobre Segurança Alimentar no contexto da Agroecologia. Os palestrantes serão o professor da Escola Família Agrícola e bacharel em Serviço Social, Antônio Carlos Gomes, e a professora do curso de Nutrição da Unisc, Bianca Inês Etges. O evento será transmitido pelo canal Unisc Ao Vivo, no Youtube.

As Cozinhas Comunitárias do município também serão mobilizadas durante a semana. Na ação, que envolverá sete pontos de distribuição, serão entregues materiais informativos sobre como reaproveitar os alimentos. A iniciativa ocorrerá nas Cozinhas Santa Vitória e Imigrante, na quarta, nas Cozinhas Margarida, Faxinal e Progresso, na quinta, 14, e nas Cozinhas Bom Jesus e Beckenkamp, na sexta-feira, 15, sempre com início às 10h30.

A presidente do Conselho Municipal de Alimentação, Aline Bianca Gonçalves, avalia a importância da ação. “Enquanto conselho, temos o dever de promover ações, para que tanto os produtores de alimentos como os receptores, estejam cientes da importância do acesso ao alimento para todo mundo e que este acesso seja com qualidade e que esta alimentação seja balanceada e com equilíbrio entre o consumo e o gasto de energia”, argumentou.

Números

De acordo com dados da Sehase, o Município de Santa Cruz distribui, de segunda a sexta-feira, nas cozinhas comunitárias, 781 refeições por dia para mais de 260 famílias. Auxilia, ainda, com o repasse de cestas básicas de alimentos não perecíveis para as pessoas atendidas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Vinculado à Sehase, há também o Banco de Alimentos, que recebe doações de itens não perecíveis de empresas e pessoas físicas, e alimentos perecíveis, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e contribui para atender dez entidades socioassistenciais cadastradas. Esses alimentos são também distribuídos semanalmente como kits de alimentos às pessoas atendidas nas cozinhas comunitárias, como forma de complementar as refeições. Cada semana é atendida uma cozinha comunitária ou ponto de distribuição de refeição. As entidades socioassistenciais do município exercem atividades recreativas, oficinas culinárias, entre outras atividades, como forma de promoção da alimentação saudável para as pessoas atendidas.

LEIA MAIS: Começa nesta terça a Semana dos Alimentos Orgânicos

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e muito fácil de usar. Se você já tem o aplicativo, basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Se ainda não usa o Telegram, saiba mais sobre o app aqui e veja como baixar.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.