Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz do Sul

Seminário Estadual de Apicultura tem avaliação positiva

Realizado entre os dias 23 e 25 de julho, no Auditório Central da Unisc, o 19º Seminário Estadual de Apicultura foi avaliado positivamente pela Comissão Organizadora. Durante os três dias do evento, participaram das atividades cerca de 460 pessoas, entre agricultores, extensionistas, pesquisadores e público em geral. 

De acordo com o técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar e integrante da Comissão Organizadora, Vilson Pitton, após a realização do seminário foi constatado que a apicultura tem muito ainda a crescer quanto à produtividade, principalmente entre os pequenos apicultores, e há preocupação com a sucessão familiar na apicultura, devido ao aumento da idade dos que ainda estão na atividade. “Entre os temas mais destacados durante o evento, a necessidade de um maior profissionalismo por parte dos apicultores, tendo em vista que a grande maioria são agricultores familiares (80%) e têm pouco acesso às informações de manejo das colmeias”, destacou Pitton.

Outro tema de grande importância debatido refere-se à legislação sanitária e ao licenciamento das atividades dos entrepostos de mel e das casas do mel, bem como a preocupação com a mortalidade de abelhas pelos mais diversos motivos.

Publicidade

Além da apicultura, o seminário também abordou questões referentes à meliponicultura, ou seja, a criação de abelhas nativas sem ferrão como, por exemplo, a normatização da criação e identificação das espécies, os cuidados no manejo e as principais demandas para o avanço da meliponicultura. Também foi realizada, na oportunidade, a 5ª Mostra Técnico/Científica e de Inovações Apícolas, clínicas com dicas na produção de pólen, macetes na produção de própolis e criação de rainhas.

Para Pitton, o seminário foi uma oportunidade de discutir os temas relevantes para o desenvolvimento da atividade apícola. “Foi um bom momento para debates com produtores de diversas regiões do Estado, em que eles puderam expor suas opiniões, também entrar em contato com as tecnologias de produção, visitação nos espaços dos expositores e conhecer os equipamentos e utensílios que podem ser utilizados no dia a dia”, finaliza o extensionista.

O 19º Seminário Estadual de Apicultura foi promovido pela Emater/RS-Ascar, Associação Santacruzense de Apicultores (ASA), Unisc, Federação Apícola do RS e Confederação Brasileira de Apicultura (CBA), com apoio da Prefeitura de Santa Cruz do Sul.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.