O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Sul (Senar-RS) deu início nessa quarta-feira, 1, a uma nova etapa do Programa Saúde no Campo. O evento no Hotel Águas Claras, em Santa Cruz do Sul, promove uma capacitação metodológica voltada a profissionais da saúde que irão atuar no programa, que beneficiará comunidades rurais de 17 municípios da região. A abertura contou com a presença de autoridades e participantes da iniciativa.
A capacitação, que começou na quarta e segue até esta sexta, 3, em Santa Cruz, reúne 15 profissionais e um supervisor da saúde. Cada técnico ficará responsável por acompanhar 30 propriedades rurais, das 450 que serão contempladas pelo programa. Entre os objetivos da qualificação estão o preparo dos profissionais para a promoção da saúde, a prevenção de doenças e a realização de atendimentos junto às comunidades rurais.
LEIA TAMBÉM: Falta de mão de obra desafia indústria e supermercados em Santa Cruz do Sul
Publicidade
A coordenadora de Promoção Social do Senar, Sandra Vieira, frisou que a proposta é preparar os profissionais para atuarem diretamente com o público-alvo. “Eles farão um acompanhamento presencial das famílias e o levantamento de necessidades.”
Além das visitas domiciliares, o programa oferece suporte por meio da telemedicina e encaminhamentos aos serviços de saúde. Os municípios contemplados serão Agudo, Arroio do Tigre, Cachoeira do Sul, Candelária, Cerro Branco, Ibarama, Ivorá, Paraíso do Sul, Passa Sete, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Segredo, Silveira Martins, Sinimbu, Sobradinho, Venâncio Aires e Vera Cruz.
Sandra ressaltou ainda a importância das parcerias com sindicatos rurais e secretarias municipais de Saúde, considerados fundamentais para a execução do projeto. Após a capacitação, o cronograma de visitas às comunidades terá início no próximo dia 20.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Frente parlamentar promove audiência pública sobre o tabaco no interior de Venâncio Aires
Maior atenção
Natural de Vale do Sol, a enfermeira Francieli Muller, 29 anos, participa da iniciativa do Senar. Filha de agricultores e atuante no meio rural, aponta o difícil acesso aos serviços de saúde como o principal desafio da população do campo, devido às longas distâncias até os centros urbanos.
Para ela, o programa trará avanços importantes. “Planejamos realizar visitas e oferecer orientações, reforçando o caráter educativo da saúde”, afirma.
Publicidade
Francieli reforça que a atenção à saúde rural é indispensável, “principalmente em uma região marcada pela fumicultura e pela agricultura familiar”. Segundo a enfermeira, a população terá muito a ganhar com o Saúde no Campo, especialmente com a presença dos técnicos diretamente nas propriedades.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade