O sonho do hexacampeonato em Melbourne nunca esteve tão perto para Serena Williams. Cinco anos depois da conquista de seu último título, a número 1 do mundo volta a disputar uma semifinal de Australian Open, depois de ter passado com duplo 6/2 em 65 minutos contra a eslovaca Dominika Cibulkova, 10ª colocada.
Nesta quarta-feira, Serena disputa um duelo de gerações com a jovem Madison Keys, 35ª do ranking e algoz de sua irmã, Venus Williams. O confronto entre as duas norte-americanas, de 33 a 19 anos, é inédito no circuito.
Vinda de duas viradas, além de uma partida de segunda rodada em que salvou set points, Serena não teve a mesma demora para entrar no jogo como aconteceu em seus compromissos anteriores. Desde o começo, a líder do ranking forçou bastante a devolução, conseguindo a primeira de suas quatro quebras logo no terceiro game.
Publicidade
Serena ainda foi dominante no saque disparando oito aces na primeira parcial e terminando a partida com 15 ao todo. No único momento em que enfrentou chances de quebra, disparou uma sequência de ótimos saques para manter o game de serviço.
Campeã em Melbourne nos anos de 2003, 2005, 2007, 2009 e 2010, Serena passou por maus bocados na Austrália nos útlimos anos. Depois de não disputar a edição de 2011 por uma lesão no pé, a pentacampeã caiu nas oitavas em 2012 e no ano passado, diante de Ekaterina Makarova e Ana Ivanovic. Já em 2013 cedeu a virada diante de Sloane Stephens nas quartas, num jogo em que sofreu com lesões nas costas e no tornozelo direito.
Com apenas 19 anos, Madison Keys vence Venus Williams e chega à semifinal
Publicidade
O encontro de gerações do tênis feminino norte-americano terminou com uma simbólica “passagem de bastão”. Madison Keys, de apenas 19 anos, eliminou Venus Williams com parciais de 6/3, 4/6 e 6/4 nas quartas de final do Australian Open, e avançou pela primeira vez a uma semifinal de Grand Slam.
A adversária de Keys na semifinal será sua compatriota Serena Williams ou a eslovaca Dominika Cibulkova. A adolescente jamais enfrentou a número 1 do mundo, mas tem um retrospecto positivo diante da atual vice-campeã do torneio: três vitórias e nenhuma derrota.
Número 35 do mundo, Keys é treinada por Lindsay Davenport. A norte-americana venceu seu primeiro torneio em Eastbourne na última temporada. Além de passar por Venus, ela surpreendeu a tcheca Petra Kvitova na melhor campanha de sua carreira, em Melbourne. O resultado colocará Keys no top 20 da WTA pela primeira vez.
Publicidade