Eleito o presidente da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul para 2026, Serginho Moraes (PL) deu sequência na manhã desta quarta-feira, 24, à série de entrevistas do programa Estúdio Interativo, da Rádio Gazeta FM 107,9, com os parlamentares do município. Na ocasião, fez um balanço das atividades ao longo de 2025, bem como projetou como será o ano na liderança do Legislativo. Adiantou que defende sempre a paz entre os vereadores, assim como que o fato de ser filho do prefeito, Sérgio Moraes (PL), não irá interferir no seu trabalho à frente da Casa.
“O legado sempre é um bom trabalho, independente de qual for o rumo que ele tome. A gente quer que seja em paz; não quer brigas, não quer discussões calorosas”, pontua, acrescentando que defende que é papel dos vereadores apresentar e tentar resolver os problemas da população. Moraes comenta que o ano de 2025 também foi mais tranquilo na Câmara em relação aos anteriores. Ele acredita que isso se deve à gestão transparente do prefeito Sérgio Moraes. “O prefeito não tem feito reuniões escondidas, não tem tomado decisões sozinho; e sim sempre em grupo, sempre conversando com os vereadores. Então acho que dessa forma vai ser muito mais tranquilo de se conduzir.”
LEIA MAIS: Serginho Moraes é eleito presidente da Câmara de Vereadores para 2026
Publicidade
Ainda sobre a relação entre Executivo e Legislativo, o futuro presidente destaca que isso se dará de forma “muito responsável”. “O prefeito Sérgio Moraes e o presidente Serginho Moraes, em ambiente de trabalho, são pessoas profissionais. Isso eu já tenho dito. Apesar dos laços afetivos, dos laços familiares, a gente está aqui para trabalhar. A relação neste momento não é de pai e filho, não é de dentro de casa; a relação é profissional. Sempre levando em consideração o que é melhor para a população santa-cruzense”, pondera. Também destacou que tem desejo de crescer dentro da política, mas sempre respeitando a hierarquia da família – além do pai prefeito, ele tem a mãe, Kelly Moraes, como deputada estadual, e o irmão, Marcelo, como deputado federal.
Uma das pautas que Serginho Moraes terá de dar seguimento enquanto presidente da Câmara é a construção da sede própria, que já teve a empresa vencedora da licitação definida e terá o termo de início assinado na próxima terça-feira, 30. Ele destaca que encara a obra com bons olhos, mas que buscará se inteirar melhor do assunto, que exige responsabilidade, transparência e coerência.
LEIA TAMBÉM: Sérgio Moraes afirma que abrirá licitação para construção do estacionamento subterrâneo
Publicidade
Ele também se manifestou sobre os vetos aplicados pelo prefeito contra projetos de lei apresentados por vereadores que foram considerados institucionais, devido ao vício de origem – quando o poder Legislativo interfere nas atribuições do Executivo. Serginho Moraes diz se preocupar, uma vez que essas propostas acabam sobrecarregando a Procuradoria-Geral do Município (PGM), resultando em um desperdício de trabalho do órgão, dos vereadores e da Prefeitura. O futuro presidente defende um olhar mais cauteloso por parte dos colegas, visto que o número de projetos do tipo aumentou nas últimas sessões.
Confira a entrevista com Serginho Moraes na íntegra:
*Colaboraram Lucas Malheiros e Marcio Souza
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!