Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

LIVRO/LANÇAMENTO

Sérgio Nilo Schmitt: versos moldados com sabedoria

Foto: Rodrigo Assmann

Depois de uma vida dedicada a alimentar a espiritualidade em sociedade, o pastor luterano aposentado Sérgio Nilo Schmitt se determina a tocar o coração e a alma das pessoas por meio da palavra escrita, sob a forma de poesia. Na próxima quinta-feira, 18, ele lançará o seu primeiro livro autoral, o volume de poemas Desenvelhecendo, em edição particular. Como o próprio título sinaliza, seu esforço, da altura de seus 77 anos, é propor um movimento a partir do qual, mesmo que em idade mais avançada, a paz e a sabedoria sejam inspiradoras de uma humanização constante, símbolo de plena juventude.

O evento de apresentação da obra ocorrerá no Buena Bistrô, na Rua Guilherme Hackbart, 34, na região central de Santa Cruz do Sul. Exemplares estarão disponíveis ao valor de R$ 50,00, e poderão receber autógrafo do autor. Ainda que seja natural de Venâncio Aires, Schmitt radicou-se com sua família em Santa Cruz quando era criança. E lembra que o gosto pela poesia o acompanha desde a época dos estudos iniciais, cumpridos no Colégio Mauá.

Posteriormente, foi morar em São Leopoldo, onde se formou na Escola Superior de Teologia (EST), com complemento no catolocismo, em Recife. De volta ao Rio Grande do Sul, atuou por 36 anos como pastor luterano, desde agosto de 1973, em localidades como São Borja, Santa Maria e Porto Alegre. Nesta última cidade, o contato com artistas e galeristas fez florescer seu gosto pelas artes. Tornou-se colecionador, reunindo dezenas de obras. Parte desse acervo agora está transferindo à Pinacoteca da Unisc, e assim permite que o grande público possa apreciar esse rico e precioso conjunto.

Publicidade

Saiba mais

O quê: lançamento de Desenvelhecendo, livro de poemas de Sérgio Nilo Schmitt, em edição do autor.
Quando: na próxima quinta-feira, 18, a partir das 19 horas,
com sessão de autógrafos.
Onde: no Buena Bistrô, na
Rua Guilherme Hackbart, 34, no centro de Santa Cruz do Sul. Exemplares estarão à venda no local, por R$ 50,00.

Para celebrar renovos

Desenvelhecendo compartilha com os leitores 80 poemas nos quais Sérgio Nilo Schmitt explora temas fortemente associados a sua trajetória voltada à espiritualidade e à religiosidade. A partir das vivências como pastor e da interação com as artes, busca transmitir uma mensagem de paz e o apreço por uma vida guiada pela sabedoria. “A arte é o que me inspirou e proporcionou isso”, comenta.

A associação entre a poesia e as artes plásticas ainda transparece na própria capa, de autoria da artista Juliane Mai, também a produtora cultural responsável pelo projeto que resultou no livro, viabilizado com recursos do Funcultura – Secult, através da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de Santa Cruz do Sul. A coordenação foi de Henrique Gonçalves, e José Arlei Cardoso assina um texto de apresentação.

Publicidade

Uma mensagem inerente ao conjunto dos versos propõe que a literatura, a poesia ou a arte podem proporcionar a cada pessoa uma qualidade de vida com abertura para o novo, para a aprendizagem constante, mesmo com o avançar da idade. Afinal, “poesia é vida a celebrar renovos”, como define.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.