Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Rio Grande do Sul

Servidores do Judiciário entram em greve na semana que vem

Os servidores do Poder Judiciário estadual, reunidos em assembleia geral na tarde desta sexta-feira, 19, decidiram decretar greve imediatamente. O encontro ocorre na Casa do Gaúcho, no Parque da Harmonia, em Porto Alegre. A proposta de greve foi aprovada por ampla maioria. A seguir, começou a deliberação de estratégias de mobilização do movimento grevista, o que deve se estender durante a tarde.

Os trabalhadores reivindicam reposição salarial de 15%, redução da jornada e a construção de um Plano de Cargos e Salários negociado com a categoria. Também faz parte das pautas da greve o combate aos privilégios que a magistratura se autoconcede, como o auxílio-moradia e o auxílio-alimentação retroativo, pois a categoria entende que essas mordomias drenam para uma minoria parte significativa do orçamento do Judiciário, num contexto em que a direção do Tribunal de Justiça alega carência de recursos para valorizar a maioria.

A paralisação das atividades deve respeitar o prazo legal de 72 horas para ser deflagrada, portanto o início está marcado para a próxima quinta-feira, dia 25 de junho. Também será assegurado o mínimo legal de 30% de funcionamento dos cartórios para o atendimento de casos urgentes.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.