Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

FUNCIONALISMO

Servidores municipais realizam assembleia para tratar sobre saída dos aposentados

Foto: Rafaelly Machado

Representantes sindicais questionam agilidade nos desligamentos

Os desligamentos dos servidores públicos municipais, anunciado pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul, pautarão assembleia do funcionalismo, nesta terça-feira. Em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, os dirigentes sindicais Luís Selmar de Queiroz e Plácio Simianer apontaram descontentamento dos profissionais e possível interrupção temporária de serviços.

Queiroz, do Sindicato dos Servidores Municipais, entende que a decisão da administração foi tomada de forma abrupta e que a categoria está insatisfeita. “A urgência como está sendo encaminhada essa situação causou insatisfação. Vemos casos semelhantes, como Sinimbu e Amaral Ferrador, que tem estatutos parecidos, mas ainda não estão desligando”, aponta.

Ele acredita que pode haver a interrupção de serviços específicos em que não exista banco de concursados. Além disso, demonstra preocupação em áreas técnicas, como do atendimento do Centro de Atendimento Psicossocial (Caps). “Há um vínculo entre o paciente e o profissional e será um corte de forma abrupta”, explica. Outra área que não teriam substitutos é a enfermagem.

Publicidade

SAIBA MAIS: Prefeitura vai iniciar desligamento de servidores aposentados em 1º de junho

O Sindicato dos Professores Municipais também reforça a preocupação com a possível falta de trabalhadores. De acordo com o presidente Simianer, muitos professores buscaram a aposentadoria, quando tramitavam as reformas trabalhista e previdenciária. “O desligamento é mais capricho da prefeita do que necessidade, porque a situação ainda não tem decisão em trânsito em julgado (decisão final do poder Judiciário)”, critica.

Simianer acrescenta que os servidores que se aposentaram até novembro de 2019 têm direito adquirido e vão poder buscar na Justiça a reintegração. As entidades sindicais, no entanto, não vão buscar o Judiciário de forma coletiva. Cada servidor deverá fazer o encaminhamento, se considerar necessário.

Publicidade

A assembleia para tratar sobre o assunto será nesta terça-feira, 17, durante o horário de trabalho da Prefeitura. O ponto poderá ser registrado na Praça da Bandeira. Os desligamentos serão feitos, de acordo com cronograma anunciado, nos dias 1º e 15 de junho e 1º de julho.

LEIA TAMBÉM: Aposentados sairão no mesmo dia, diz a prefeita Helena Hermany

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.