Mesmo com chuva e vento, um grupo de funcionários municipais participou nessa quinta-feira, 13, do Dia de Mobilização dos Servidores Públicos de Venâncio Aires. O ato foi realizado no período da manhã, na frente da Prefeitura, com o objetivo de defender o reajuste salarial.
Líderes do movimento informaram que cerca de 500 servidores aderiram à manifestação. “Foi um ato pacífico e de grande importância, quando a categoria reforçou sua força e união”, avalia o presidente do Sindicato dos Servidores, Júnior Ronan Hendges. O movimento reforçou o pedido para reposição das perdas salariais. A concentração na Prefeitura se encerrou no fim da manhã.
Publicidade
Hendges disse que o grupo optou pelo bom senso diante dos problemas do município em consequência da chuva nos últimos dias. No entanto, conforme o sindicalista, a mobilização prosseguiu durante a tarde, apenas internamente.
De acordo com o sindicato, desde 2020, principalmente em razão da pandemia do coronavírus, existe um acumulado de 5,23% de perdas. A questão foi tratada com o governo municipal durante reunião no dia 22 de junho. Diante da negativa do prefeito Jarbas da Rosa e da vice Izaura Landim, uma assembleia analisou o tema no dia 6. Naquele encontro, realizado na Câmara de Vereadores, foi aprovada a paralisação dos servidores por um dia.
LEIA TAMBÉM: Programa Qualifica Venâncio oferece 56 vagas para cursos de mecânica e informática
Publicidade
O prefeito Jarbas da Rosa destacou o respeito ao direito de paralisação, mas considera fora de época o debate sobre aumento salarial. “A administração municipal vem cumprindo fielmente a reposição inflacionária, antecipou a data-base para janeiro, recuperou 2,52% de perdas do último governo e incluiu o sindicato nos debates sobre o orçamento municipal”, afirmou.
“Estamos muito tranquilos e queremos esclarecer que trabalhamos a gestão de forma muito ajustada e com responsabilidade. Nunca encerramos o debate com o sindicato, apenas não podemos nos comprometer nesse momento de incertezas”, salientou Rosa.
Publicidade