A Associação dos Amigos do Cinema de Santa Cruz do Sul exibe documentário brasileiro na sessão desta terça-feira, 26. O filme Oscar Niemeyer – A vida é um sopro (2007), com direção de Fabiano Maciel, fala sobre a vida e a obra de um dos mais reconhecidos arquitetos brasileiros. A exibição é gratuita e ocorre a partir das 20 horas, no auditório do Sindibancários (Rua Sete de Setembro, 489, próximo à Corsan).
O documentário tem 89 minutos de duração e, de forma descontraída, aborda arquitetura e histórias de Niemeyer, além de sua luta política e paixão pelas mulheres. O filme mostra belas imagens de suas obras, como a Casa das Canoas, o Palácio do Planalto, a sede do Partido Comunista Francês, a Universidade de Constantine e o MAC Niterói, entre outras.
A produção foi rodada no Brasil, na Argélia, França, Itália, Estados Unidos, Uruguai, Inglaterra e Portugal, e reúne imagens de arquivo raras e depoimentos de personalidades como os escritores José Saramago, Eduardo Galeano e Carlos Heitor Cony, o poeta Ferreira Gullar, o historiador Eric Hobsbawn, o cineasta Nelson Pereira dos Santos, o ex-presidente de Portugal Mário Soares e o compositor Chico Buarque.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Detetives do Prédio Azul 3 estreia no Cine Max nesta quinta-feira