Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ALERTA

Simers lança campanha sobre reflexos do fechamento de centros obstétricos no Estado

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), por meio do Núcleo Simers de Obstetrícia, lançou uma campanha de alerta sobre os reflexos do encerramento das atividades de diversos centros obstétricos no Estado. Com o chamado Salvem os Centros Obstétricos do RS, a mobilização começou no dia 28 de agosto, com os prefeitos gaúchos, durante reunião na Casa da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), na Expointer, em Esteio. No local, houve o lançamento da campanha de conscientização.

Nos últimos anos, há uma escalada no fechamento de maternidades em todas as regiões do Estado. Segundo a coordenadora do Núcleo, Márcia Barbosa, “o desmonte do atendimento às parturientes, muito incentivado pelo poder público, vem se tornando, ano após ano, cada vez mais intenso. Não se leva em conta a mensuração dos impactos desses fechamentos na qualidade de vida, em melhores condições para o desenvolvimento da saúde pública, além dos ataques contra os obstetras, que precisam conviver com estruturas precárias e a intromissão, sem embasamento técnico, de profissionais – ou não – durante o ato obstétrico propriamente dito”, disse.

LEIA TAMBÉM: Violência obstétrica: entenda o que é e como denunciar

Publicidade

O presidente do Simers, Marcos Rovinski, alerta sobre a exposição de gestantes e nascituros a riscos desnecessários, devido à defasagem no atendimento. “É abrir prerrogativas para superlotação, que beiram o ‘medievalismo’ e acabam por contribuir para o avanço da mortalidade fetal, por exemplo”, disse.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.