Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PARA DESMISTIFICAR

Simpósio em Santa Cruz oferece reflexões sobre a cannabis medicinal

Foto: Heloisa Poll Gazeta do Sul

No primeiro dia de debates, encontro abordou aspectos relacionados à saúde

Na sala 101 do bloco 1 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), os participantes do 3º Simpósio Gaúcho de Cannabis Medicinal e Cânhamo Industrial puderam vivenciar momentos únicos para ampliar conhecimentos a respeito do tema. Durante a tarde e a noite dessa quinta-feira, 4, especialistas trouxeram dados e relatos acerca dos benefícios da utilização do composto em tratamentos de saúde, tanto para humanos quanto para animais.

Para o médico psiquiatra Cauê Attab Negrinho, o primeiro a palestrar, um dos principais avanços tem sido a aceitação dos demais. “Percebemos que entre pacientes e população e na medicina, onde se percebia uma resistência muito grande, já existe uma mudança em relação ao modo de pensar sobre a cannabis.”

LEIA TAMBÉM: Cultivo de cannabis medicinal pelo agronegócio é destaque em congresso

Publicidade

A partir de seus estudos sobre o tema, que tiveram início em 2021, durante o simpósio ele procurou trazer um compilado de evidências embasadas pela ciência para o uso do elemento. “Além disso, é importante falar sobre o tratamento dos sintomas das patologias na psiquiatria, nos quais a cannabis entra como uma estratégia positiva”.

Attab Negrinho destacou a importância da iniciativa. “Momentos como esse oportunizam complementar aquilo que a ciência traz, a troca de experiência entre diferentes profissionais e até com outros órgãos, o que agrega muito no conhecimento, inclusive no aprimoramento de um tratamento mais humano.”

Durante a tarde, quem também falou sobre os pontos positivos do uso da cannabis medicinal foi a psicóloga Marta Froemming, que trabalha na rede municipal de Vale Verde. “Além de muitos benefícios, nós temos observado uma contribuição significativa no atendimento a crianças com autismo.” Segundo a profissional, a utilização surge como aliada.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Superior Tribunal de Justiça autoriza cultivo de cannabis para fins medicinais

Para ela, ao atender a essas questões, o paciente consegue estar mais disponível e mais acessível às terapias. “Ela tem melhorado a qualidade do sono e minimizado a agressividade e a hiperatividade, proporcionando uma melhora na concentração e, principalmente, da ansiedade social, que é uma característica da criança com autismo.”

Enquanto o primeiro dia de evento foi dedicado a debates sobre prescrição responsável, saúde mental, psicologia, protocolos clínicos, regulamentação, cuidados paliativos, dor crônica e medicina veterinária, nesta sexta-feira, 5, o foco passará para as discussões sobre regulamentação, pesquisa aplicada, agricultura e indústria. Participarão pesquisadoras da Embrapa, especialistas em regulação, representantes da Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul e empresários da cadeia produtiva.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Associação de cannabis medicinal surge como alternativa para tratamento e auxílio jurídico

À tarde serão abordados aspectos da pesquisa e dos medicamentos e também relacionados à vitrine do setor, com painéis sobre indústria farmacêutica, avanços apresentados pela ExpoCannabis, pesquisas universitárias e geopolítica do cânhamo.

Saiba mais

Com início nessa quinta, o 3º Simpósio Gaúcho de Cannabis Medicinal e Cânhamo Industrial ainda ocorre ao longo desta sexta-feira na Unisc. Estruturado em quatro blocos, o evento reúne profissionais da saúde, pesquisadores, representantes do setor produtivo, reguladores e líderes do agronegócio para diálogos sobre o presente e o futuro da cannabis medicinal e do cânhamo industrial no País.

Publicidade

Nesta sexta, a programação ocorre das 9 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas, na sala 101, bloco 1. Mais informações podem ser solicitadas via WhatsApp (51) 99560 1700 e conferidas no perfil do Instagram, @ecocannabisassociacao.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.