Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Centro-Serra

Situação financeira dos municípios preocupa

 
 
“Contenção de gastos”. Essa é a expressão prioritária para todos os municípios da região Centro-Serra, em particular para quatro cidades que enfrentam dificuldades financeiras mais severas: Sobradinho, Arroio do Tigre, Lagoão e Tunas. A pior situação parece ser a de Tunas, cuja prefeitura está praticamente parada para tentar fechar o ano de 2014 com as contas e salários de funcionários em dia. Para tanto, o prefeito João Edmilson Schmidt, juntamente com secretários e o vice-prefeito, estão desembolsando 20% dos salários como forma de contribuição aos cofres públicos.
O jornal Gazeta da Serra fez um levantamento sobre a real condição financeira das cidades da região, levando em conta a estagnação da economia em termos de país e consequente diminuição de repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e arrecadações como um todo.
Segredo – Conforme o secretário de Administração Diego Fernando Puntel, em virtude da organização financeira feita ao longo de todo o ano de 2014, será possível terminar o exercício com tudo em dia no município.

Estrela Velha – Com um dos melhores índices de gestão em todo o Centro Serra, a cidade de Estrela Velha, segundo o prefeito Reges Scapin, está trabalhando com todas as despesas em dia pelo planejamento realizado ao longo do ano.

Ibarama – A cidade de Ibarama apresenta, de acordo com a prefeita Lenise Mariani, uma situação financeira estável. Tudo o que foi empenhado será pago e os pagamentos são feitos rigorosamente em dia, além de term sido feitos vários investimentos.

Publicidade

Lagoa Bonita do Sul – O secretário de Administração Paulo Cerentini destaca que embora o município esteja em contenção de despesas “a situação está sob controle”, com obras e investimentos sendo realizados e empenhados.

Passa Sete – A cidade de Passa Sete realizou um planejamento durante todo o ano, por isso pode desfrutar de uma situação um pouco mais cômoda, conforme o secretário de Administração Tiago Basso da Silva.

 
 
O grupo dos quatro piores
 
Tunas – “Estamos praticamente parados, pois a situação é péssima”. O prefeito João Edmilson Schmidt deixou claro que a realidade do município é esta. Além de todos os cortes com despesas em praticamente todas as secretarias, a prefeitura está com apenas cinco secretários. O 13º será financiado e foi adotado o turno único. Para não haver mais demissões, prefeito, vice e secretários estão “doando” 20% dos salários para os cofres públicos. “Não temos outra alternativa”, complementa Schmidt.
 
Lagoão – O prefeito Algilson Andrade da Silva afirma que a situação está “muito complicada”. Em virtude das recentes chuvas que prejudicaram estradas, todo o trabalho realizado durante o ano foi, literalmente, “água abaixo”. “Estamos fazendo economia de todo o lado. O orçamento já estourou e adotamos turno único para conter gastos. O 13º salário e a folha de pagamento serão pagos, mas está muito complicado. A população cobra, mas não há mais verbas”, explica.
 
Arroio do Tigre – O município de Arroio do Tigre adotou turno único para conter gastos. Conforme o secretário de Administração Vlademir Brixner o trabalho foi bastante reduzido, permanecendo somente o essencial. “A situação está complicada e não estão descartadas medidas como: demissão de CCs e corte de contratos emergenciais. Esperamos um 2015 melhor e estamos trabalhando para isso”, diz.
 
Sobradinho – A cidade de Sobradinho está trabalhando com redução de gastos desde setembro com o objetivo de encerrar o exercício de 2013, atendendo os dispostos na Lei de Responsabilidade Fiscal, ou seja, com equilíbrio financeiro, em decorrência da diminuição dos repasses, principalmente do Governo Federal, Fundo de Participação dos Municípios- FPM. Foram estabelecidas como metas: contenção no Setor de Compras, ou seja, adquirir somente o que for estritamente necessário; redução das horas extras; cortes nas diárias e participações em cursos de treinamento e capacitação, e por fim a implementação do turno único.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.