Foi preciso apenas atravessar a rua para mergulhar num novo mundo, repleto de cores e de encantamentos. Na manhã e na tarde dessa segunda-feira, 28, grupos de atendidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionias (Apae) de Santa Cruz do Sul vivenciaram uma nova experiência. Sob a lona do circo instalado junto à Vila Militar, em frente à sede da entidade, eles puderam conferir a estreia do espetáculo Brincando de Teatro, da Cia de Tchêatro Xebebéu, de Camaquã.
Entre artistas circenses, carrinho de pipoca e figuras montadas com balões, os espectadores se mostravam animados. Ana Paula Machado, de 34 anos, estava ansiosa. “Quero ver palhaços e brincadeiras. Fico mais aliviada ao participar de atividades assim”, disse. Os artistas se apresentaram para cerca de 120 assistidos de diferentes faixas etárias.


LEIA TAMBÉM: FOTOS: superação e alegria marcam os Jogos de Inclusão em Santa Cruz
Publicidade
Segundo a coordenadora pedagógica da Apae, Sandra Regina Kirst, os encontros foram muito positivos. “Foi formidável. Eles interagiram, se divertiram. Dessa vez nossos artistas não estiveram no palco, mas ocuparam a plateia para acompanhar esse espetáculo que foi como uma homenagem para eles”, salientou.
A atividade engrandeceu a programação interna da Apae alusiva ao Agosto Laranja, mês de visibilidade à pessoa com deficiência, instituído pela lei municipal 8.687/2021. Além da imersão no mundo do circo, diferentes ações de conscientização e valorização foram promovidas ao longo das semanas. O fechamento deve ocorrer na próxima quinta-feira, 31, quando ocorre a 26ª Boate da Apae, na Yves, exclusiva para convidados.
Publicidade
Saiba mais
O Brincando de Teatro foi apresentado por meio do projeto AprochegArte, que prevê a circulação de espetáculos artísticos por localidades de Santa Cruz do Sul e cidades vizinhas. De acordo com um dos produtores, Everton Kniphoff, “o principal objetivo é descentralizar a agenda cultural, levando às comunidades o acesso aos bens culturais de forma gratuita”.
O projeto, que mantém a tradição das famílias de teatro mambembe no Sul do Brasil, é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com a produção da Skené Projetos Culturais e tem o apoio da Prefeitura de Santa Cruz do Sul. Nos próximos meses, novas apresentações devem ocorrer em outras regiões do município.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Publicidade