Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ÁREA MILITAR

Soldados do 7º BIB participam de atividades em campo de instrução no interior de Santa Cruz

Entre terça-feira e sexta-feira dessa semana, grupo de 26 homens realizou práticas de orientação no campo em Cerro Alegre Baixo

Entre terça-feira e sexta-feira dessa semana, grupo de 26 homens realizou práticas de orientação no campo em Cerro Alegre Baixo | Fotos: 7º BIB/Divulgação/GS

Um grupo formado por 26 soldados do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB) do Exército Brasileiro que participam do Curso de Formação de Cabos vivenciaram uma semana intensa e com diversas experiências práticas. As atividades iniciaram-se na última terça-feira, 10, e se encerraram na sexta, 13, no Campo de Instrução do 7º BIB, localizado em Cerro Alegre Baixo, no interior de Santa Cruz do Sul.

No primeiro dia, pela manhã, os participantes realizaram uma instrução de embarque e desembarque de viatura blindada em movimento. À tarde ocorreu uma atividade de orientação no campo. Divididos em grupos, os soldados percorreram áreas de mata com uso de bússola e mapa para encontrar pontos determinados.

LEIA TAMBÉM: 7º BIB comemora 183 anos de fundação em Santa Cruz do Sul

Publicidade

À noite, com apoio da Brigada Militar, os soldados organizaram um posto de bloqueio e controle de estradas em Cerro Alegre Baixo. Durante a ação, que terminou sem ocorrências, veículos foram abordados para verificação de documentação.

Na madrugada de quarta-feira, às 3 horas, os soldados marcharam 16 quilômetros do campo de instrução até o 7º BIB. Na quarta, quinta e sexta-feira, repetiram-se as atividades práticas de orientação e controle de estradas.

LEIA TAMBÉM: 7º BIB será parceiro da Rústica e da Meia Maratona de Santa Cruz

Publicidade

O comandante do 7º BIB, coronel Orlando Mattos Sparta de Souza, explica que o campo de instrução proporciona um espaço vital para a tropa desenvolver treinamentos. “A utilização é feita durante todo o ano, desde o período básico com os recrutas até os adestramentos mais complexos nível pelotão e companhia.” Ele lembra que a área foi doada pelo Município ao 7º BIB para apoiar os treinamentos, após a extinção do 8º Batalhão de Infantaria Motorizado (8º BIMtz).

“Com a extinção do 8º BIMtz e a vinda do 7º BIB, identificou-se a necessidade de definição de uma área específica para treinamento militar.” Na época, em 2007, a sociedade encaminhou um pedido à Prefeitura para que o município verificasse a possibilidade de oferecer o local.

Este acabou sendo disponibilizado na localidade de Cerro Alegre Baixo, assegurando, desse modo, um ambiente apropriado para ações de instrução do 7º BIB em Santa Cruz. “Só temos a agradecer, porque hoje esse espaço é muito importante para o Batalhão desenvolver suas atividades”, salienta.

Publicidade

Controle de estradas contou com o apoio da Brigada Militar

A atividade chamada de Posto de Bloqueio e Controle de Estradas (PBCE) ocorreu na noite de terça-feira, 10, com o apoio da Brigada Militar. Os soldados aspirantes a cabo e uma equipe da BM realizaram um trabalho para controle de veículos. Como o treinamento aconteceu em via pública, a Brigada fez o controle do trânsito na região.

O comandante do 7º BIB explica que essa ação não é uma operação, mas um exercício de adestramento para os participantes do curso de formação. “Como é um treinamento em via pública, caso alguma irregularidade fosse flagrada, caberia à Brigada Militar tomar as medidas cabíveis”, afirma.

O coronel Sparta salienta que não é a primeira vez que ocorre uma parceria entre o 7º BIB e a Brigada Militar. “É comum trabalharmos juntos nos nossos adestramentos, e trocando experiências sobre esse tipo de operação. Há crescimento de experiência para ambos os lados, e quem ganha é a sociedade”, frisa.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Mais 252 soldados passam a integrar o efetivo do 7º BIB

Como exemplo prático de uso do treinamento, o coronel lembra a participação do Exército em iniciativas de auxílio a comunidades da região atingidas pelas fortes chuvas em 2024. “Esse tipo de operação e de parceria ocorreu durante as enchentes do ano passado, quando tivemos que bloquear e controlar algumas vias por conta de alagamentos, deslizamentos e outros tipos de obstruções.”

O posto de bloqueio iniciou-se às 18h40 e se encerrou por volta das 22 horas. Nos demais dias da instrução, os soldados realizaram a mesma atividade na estrada da localidade sem o apoio da Brigada Militar.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.