O governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), informa que inicia no próximo sábado, 20, o prazo da segunda chamada para solicitações de transferência, reingresso e escolha de uniformes da rede estadual para o ano letivo de 2026. O período segue até 10 de janeiro de 2026 e é destinado a estudantes do Ensino Fundamental, Ensino Médio – incluindo o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) – e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A etapa é voltada a famílias e estudantes que não participaram da primeira chamada ou que ainda precisam garantir a vaga, para aqueles que desejam solicitar transferência entre escolas da rede estadual ou realizar o reingresso.
Publicidade
Nesta fase, estão abertas inscrições para ingresso no 1º ano do Ensino Fundamental e na 1ª série do Ensino Médio, além de transferências do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. Também podem se inscrever estudantes interessados em vagas na Educação de Jovens e Adultos (EJA), tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio. O procedimento deve ser realizado de forma totalmente online, por meio do site oficial de matrículas, dentro do prazo estabelecido.
→ Portal de matrículas na rede estadual
Escolha dos uniformes ocorre no mesmo período
Os estudantes ingressantes pela segunda chamada também devem realizar, no mesmo intervalo de datas, a escolha do tamanho dos uniformes escolares. Após concluir a pré-matrícula ou inscrição, é necessário acessar o site oficial dos uniformes para selecionar o tamanho adequado das peças. A definição correta do tamanho dentro do prazo é fundamental para a organização da logística e da distribuição dos uniformes antes do início do ano letivo de 2026.
Publicidade
→ Portal oficial para solicitação de uniformes
LEIA TAMBÉM: Representantes da 6ª CRE são homenageados pela Secretaria Estadual de Educação
Matrícula presencial será realizada em janeiro de 2026
Após a divulgação do resultado, os estudantes designados deverão realizar a matrícula presencial na escola indicada, no período de 20 a 30 de janeiro de 2026. Para a efetivação da vaga, é obrigatório o comparecimento com a documentação exigida, que inclui RG e CPF, comprovante de residência, histórico escolar e foto 3×4.
Publicidade
No caso de estudantes concomitantes, também será necessária a declaração de matrícula no Ensino Médio com a respectiva série em andamento. Já os pedidos de aproveitamento de estudos, conhecimentos e experiências anteriores devem observar a documentação específica e o calendário previsto para essa solicitação.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE EDUCAÇÃO
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade