Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Curiosidade

Tamanho não é documento para a “Pequena Mimosa”

Ela tem apenas 1 metro de altura e 2,5 metros de comprimento e pesa em torno de 120 quilos. A “Pequena Mimosa”, de três anos, é uma mini-vaca que pertencia ao aposentado Jurandir Gertrudes dos Santos, de 55 anos, natural de Ibarama.  Baixinha por natureza, mas uma excelente vaca de leite, ela gerou uma cria que chegou a ser maior do que ela mesma. Seu Jurandir conta que a novilha foi adquirida em Júlio de Castilhos, com o irmão, na localidade de Santa Júlia. “Ela era uma atração por aqui. Depois peguei outra com o mesmo tamanho. Acho tão engraçado que elas têm tão baixa estatura, mas produzem muito leite, tanto quanto ou mais do que as maiores”, afirma. 

 

Existem 26 raças de mini-vacas em todo o mundo, as mais altas mal superam um metro e há aquelas com menos de 80 centímetros.  A rentabilidade desse tipo de animal é considerada uma das melhores para bovinos. Para se ter uma ideia, em um terreno de cinco hectares, no qual cabem duas vacas, entram dez mini-vacas. Daí se presume que cada hectare tem um rendimento maior por quilo de carne. Como isso é possível se as vacas são menores? Isto se deve a uma série de fatores e em particular a que a relação entre o peso do animal vivo e a quantidade de carne comestível que se obtém dele não é a mesma em um animal grande e um pequeno.

Publicidade

    CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NO SEU JORNAL GAZETA DA SERRA DESTA SEXTA-FEIRA

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.