A coluna “TCE Esclarece”, que tenho a honra de estrear, é uma parceria entre o Tribunal de Contas do Estado e a Gazeta Grupo de Comunicações, com o objetivo de compartilhar com os agentes públicos e especialmente com os cidadãos temas de interesse geral da Administração Pública que fazem parte do nosso cotidiano.
Na rotina do dia a dia, mal percebemos como as políticas públicas afetam as nossas vidas, mas desde o momento em que despertamos e conferimos o horário já somos influenciados por um decreto federal, que estabeleceu, há mais de 100 anos, a hora legal e o sistema de fusos no Brasil. E será assim ao ligarmos a luz e ao abrirmos a torneira (serviços concedidos à iniciativa privada, mas fiscalizados pelo poder público), nas refeições (os alimentos são inspecionados pela vigilância sanitária), no deslocamento pelas ruas ou rodovias (sinalizadas e fiscalizadas por órgãos públicos), na educação dos nossos filhos (mesmo as escolas privadas seguem as bases da educação estabelecidas por lei), nos serviços ofertados pelo SUS (que a todos beneficiam, independentemente dos planos privados) e assim por diante…
LEIA MAIS: Coluna TCE Esclarece estreia nesta edição da Gazeta
Publicidade
Milhares de decisões são tomadas diariamente pelo conjunto de órgãos que integram as administrações públicas federal, estaduais e municipais, um emaranhado de atividades e competências que exige dos gestores uma gigantesca responsabilidade. Para o bem do serviço público, cabe a eles manter um quadro de servidores qualificado (capaz de diagnosticar e enfrentar problemas sociais cada vez mais complexos), amparado por um sistema de controle interno organizado para prevenir erros, fraudes e ineficiências.
Todos queremos serviços públicos de qualidade, mas também é responsabilidade nossa, enquanto cidadãos, participar ativamente da gestão pública, conhecendo os direitos e deveres individuais e coletivos, participando com responsabilidade dos processos eleitorais e sobretudo fiscalizando o uso adequado dos recursos gastos nos bens e serviços disponibilizados à população.
LEIA TAMBÉM: Novo coordenador assume a regional do Tribunal de Contas de Santa Cruz
Publicidade
Além do dever constitucional de exercer o controle externo sobre a administração, é missão do Tribunal de Contas do Estado orientar os gestores e promover a cidadania ativa para juntos aperfeiçoarmos a gestão pública em benefício da sociedade gaúcha. Os textos que serão ofertados quinzenalmente nesta coluna vêm ao encontro desse propósito. Boa leitura!
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade