Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Meteorologia

Temporais atingem a região Centro-Serra

Foto: Gazeta da Serra/Vinicios Rech



A onda de temporais já previstos pela Metsul Meteorologia durante a semana começou em todo o Rio Grande do Sul. No Centro-Serra, embora os vendavais estejam assustando os moradores, poucas ocorrências de danos mais relevantes em residências foram registradas.
 
Por volta do meio-dia dessa quinta-feira, 16, Sobradinho foi atingido por fortes rajadas de vento, causando destelhamento de cinco residências nos Bairros Rio Branco e Pinhal. Houve, também, queda de galhos de árvores e inclinação de postes de enegia elétrica. Segundo o coordenador da Defesa Civil, José Carlos Spanevello, equipes do órgão estão percorrendo o interior do município a fim de avaliar estragos, da mesma forma que se está prestando auxílio aos atingidos.
 
Um temporal também foi registrado na madrugada dessa sexta-feira, 17, com fortes rajadas de vento e queda de granizo em todo o Centro-Serra.
 
Previsão
Esta onda de tempo severo será longa e vai seguir até o domingo. Neste período de quatro dias, o Estado estará sob a influência de ar extremamente instável que propiciará a geração de nuvens muito carregadas capazes de trazer chuva localmente forte a torrencial, vendavais isolados e queda de granizo em pontos localizados.
 
Espera-se ainda uma alta incidência de raios no território gaúcho no período de hoje a domingo. A MetSul alerta que alguns dos temporais podem ser fortes a intensos, com potencial de causar novos transtornos e danos. Os volumes de chuva deverão ser muito altos na soma de hoje ao começo da segunda-feira em diversas regiões com a possibilidade de elevação de níveis de rios e arroios, inclusive com transbordamentos.
 
Acumulados de 100 mm a 200 mm são esperados em pontos do Centro, Sul e Leste do Rio Grande do Sul, não se afastando volumes até maiores. É alto o risco de chuva forte a intensa em Porto Alegre no período com alagamentos e outros problemas até domingo. As pancadas serão torrenciais em alguns momentos com altos volumes em curtos intervalos.
 
De hoje até sábado, o tempo severo será gerado pelo fluxo de ar extremamente quente de Norte para o Estado. No domingo, massa de ar mais frio impulsiona uma frente fria pelo Rio Grande do Sul que ao encontrar a massa de ar muito quente a atmosfera carregada de umidade deve favorecer novas ocorrências de chuva forte a intensa com temporais.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.