Ventos de até 90 quilômetros por hora e mais de 100 milímetros de chuva provocaram destelhamentos, quedas de postes e falta de energia e água em Encruzilhada do Sul no sábado, 27. Até esse domingo, 28, haviam sido contabilizadas cerca de 60 casas destelhadas e cinco famílias desalojadas, acolhidas provisoriamente em casas de parentes.
Também houve queda de 25 postes de energia elétrica, dez deles somente no Bairro Lava-Pés, além de árvores derrubadas, que obstruíram o Centro da cidade e outras regiões. Em razão dos danos nas redes elétrica e de abastecimento, houve falta de energia e de água em diversos pontos, além de dificuldades de comunicação, com instabilidade nos sinais de internet e telefonia.
LEIA TAMBÉM: Justiça paga R$ 2,3 bilhões em atrasados do INSS; veja quem tem direito
Publicidade
Como medida de apoio aos moradores atingidos, foram distribuídos mais de 500 metros de lonas para a cobertura emergencial das residências afetadas. De forma preventiva, o Ginásio Taborda foi preparado para funcionar como abrigo, caso seja necessário receber famílias afetadas.
As equipes do Corpo de Bombeiros, da Secretaria de Obras e da Equatorial Energia mobilizaram-se desde as primeiras horas após o temporal, atuando de forma integrada para a desobstrução de vias, o restabelecimento dos serviços essenciais e a normalização da situação.
A Prefeitura de Encruzilhada do Sul também reforçou que a população evite áreas de risco, mantendo atenção às orientações dos órgãos oficiais.
Publicidade

LEIA TAMBÉM: Duas crianças são socorridas após afogamento na Prainha de Candelária
Arroio do Tigre registra alagamentos*
Já em Arroio do Tigre, na região Centro-Serra, uma forte chuva atingiu o município no final da tarde de domingo, 28, provocando alagamentos em diferentes pontos. A precipitação veio acompanhada de granizo em pequena quantidade e de tamanho reduzido, sem registro de danos maiores causados pelas pedras de gelo.
Com o grande volume de água em curto espaço de tempo, foram registrados alagamentos no centro da cidade, nas proximidades do Estádio Municipal e em diversos bairros. Os mais atingidos foram os bairros São Francisco, Rutzen e Limberger. No interior do município, também houve registros de alagamentos.
Publicidade
Em alguns locais, a água chegou a invadir residências. Apesar de não atingir níveis elevados, a água entrou nas casas e causou transtornos aos moradores, que, ao fim da chuva, tiveram realizar a limpeza dos imóveis, especialmente nos bairros São Francisco e Limberger. Os Bombeiros Voluntários e equipes da Prefeitura monitoram a situação e fazem o levantamento dos prejuízos causados pela chuva.

*Com informações da Gazeta da Serra
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!