Uma sessão solene foi realizada no final da tarde desta quarta-feira, dia 16, para realizar a entrega do título de Cidadão Santa-cruzense ao Tenente-coronel Roberto Glicério Cabral Júnior, comandante do 7º Batalhão de Infantaria Blindada (BIB), que foi proposta pelo vereador Francisco Carlos Smidt (PTB).
A mesa foi composta pela presidente do Poder Legislativo, Solange Finger (PTB); secretário Gerson Trevisan (PSDB); coronel Wilson Pessoa da Silveira, ex-comandante do 8º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMTz); Guinter Morsch, presidente do Clube de Subtenentes e Sargentos de Santa Cruz do Sul; Paulo Ataídes, representante da Associação dos Oficiais Militares de Santa Cruz do Sul; Elton Adamy, presidente da Associação Santacruzense de Radioadamadores.
O vereador Francisco Carlos Smidt apresentou o currículo do homenageado, que nasceu na cidade do rio de Janeiro e é casado com Valesca da Silva Cabral, com quem tem uma filha, Natália da Silva Cabral. Ele ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras, no curso de Infantaria em Rezende (RJ), onde se formou como aspirante a oficial em 1992.
Publicidade
Serviu em diversas organizações militares, como 9º Batalhão de Infantaria Motorizado de Pelotas (RS); 27º Batalhão de Infantaria Paraquedista do Rio de Janeiro; Centro de Instrução Paraquedista General Penha Brasil (RJ); Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (RJ); 5º Batalhão de Infantaria Leme, em Lorena (SP); Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR/POA); Escola de Comando do Estado Maior do Exército (RJ); Comando da 5ª Brigada de Cavalaria Blindado, em Ponta Grossa (P); Escola de Comando e Estado maior do Exército (Comando Instrutor) no Rio de Janeiro e, atualmente, comandante do 7º Batalhão de Infantaria Blindado em Santa Cruz do Sul.
Carlão destacou que o tenente-coronel Roberto sempre buscou aperfeiçoamento pessoal e profissional, através de cursos, como o bacharelado em Ciências Militares; curso básico de paraquedista; mestrado em salto paraquedista; mestrado em operações militares; estádio de operações aeromóveis; mestrado em Ciências Militares; curso de comando e estado maior do Exército; estágio para comandantes em organizações militares blindadas e motorizadas; logística e gestão da cadeia de Suprimentos e curso superior de Inteligência Estratégica.
Ele apontou ainda o envolvimento do comandante do 7º Bib com os assuntos da comunidade. “Simplicidade, bom senso, refinada educação, camaradagem e alto espírito profissional são algumas das características do homenageado. Fruto disto, sua integração junto ao círculo militar e civil ocorreu de forma imediata, conquistando respeito e admiração da comunidade e de seus pares”, observou.
Publicidade
O comandante Roberto Glicério Cabral Júnior destacou que deixará Santa Cruz do Sul com a melhor das impressões, agora, ostentando a honraria que lhe foi entregue pela Câmara de Vereadores. “Levaremos daqui uma bela lembrança, sendo que milha filha já falou que deseja retornar no futuro para a cidade. Quero agradecer a todos, em especial, aos vereadores pela distinção. Um muito obrigado”.