Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

VISITAS

Terno de Reis: o som da tradição e da prosperidade ganha as ruas de Santa Cruz

Foto: Rodrigo Assmann

Grupo do Lanceiros é formado por oito pessoas, entre homens e mulheres

Pelas ruas, eles seguem levando paz, união, amor e prosperidade. É no canto e no som do violão, do pandeiro e da gaita que o Terno de Reis do CTG Lanceiros de Santa Cruz mantém viva a tradição pelas ruas da cidade. A presença deles, pelos lares, relembra os moradores: um ano se despede, enquanto novos meses chegam, simbolizando a esperança de dias melhores. Desde 1961 integrantes da entidade se reúnem no compromisso de fé e de zelo pela comunidade. Embora os idealizadores já sejam falecidos, outros membros exercem o ofício com alegria.

De 26 de dezembro até a noite desta terça-feira, 6, o grupo, constituído por oito pessoas, entre homens e mulheres, soma visitas em diferentes bairros, como Linha Santa Cruz, Esmeralda, Universitário e Centro. Segundo a coordenadora do Terno de Reis e diretora artística do CTG Lanceiros de Santa Cruz, Leila Figueiredo, em média são visitadas 15 residências por noite. “As pessoas gostam muito de nos receber. Elas fazem questão. Acreditam que com a visita, o ano começa diferente”, conta.

LEIA TAMBÉM: Carnaval de Santa Cruz terá desfiles em março e aguarda liberação de recursos

Publicidade

Além disso, Leila, à frente da ação há 16 anos, coleciona momentos emocionantes vividos por meio do Terno de Reis. “Certa vez, numa casa geriátrica, a pessoa estava acamada, entubada, sem movimentação. Quando nós entramos, ela simplesmente abriu os olhos e correu uma lágrima. A música leva isso, essa emoção, tanto para quem recebe quanto para nós.”

Entre os que esperam ansiosos pelos cantores está a moradora do Bairro Goiás Vânia Cappellari, que recebe a visita há cerca de 15 anos. “É uma energia muito boa. Gostamos muito. É uma tradição que lembra a minha infância, pois juntamente com meus irmãos e vizinhos, sempre fazíamos isso: cantar Reis.”

LEIA TAMBÉM: Programa Família Gaúcha realiza primeiro pagamento a beneficiários

Publicidade

Para as novas gerações

Apesar do compromisso em manter a tradição, Leila Figueiredo afirma que o grupo já contou com mais participantes em outros anos. “Não estamos conseguindo renovar o pessoal porque muitos jovens não têm tempo disponível.” Apesar da dificuldade, ela acredita que o grupo atual vai conseguir manter a tradição por mais alguns anos.

“Assim como as pessoas de idade, os pequenos também ficam encantados com o Terno. É tão bonito reviver e deixar esse legado para as gerações que estão chegando”, afirma Leila. Nas visitas, apesar de não pedirem nenhuma contribuição financeira, muitos moradores acabam realizando doações de valores. “Tudo isso é revertido para o próprio CTG e para o custeio do Terno de Reis”, explica Leila.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.