A torcida organizada do Corinthians, Camisa 12, foi condenada pela Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania de São Paulo a pagar multa de R$20 mil por atos homofóbicos em 2013, quando o jogador Emerson Sheik postou foto beijando outro homem.
Na época, os torcedores da Camisa 12 ameaçaram o atacante por ele ter beijado a boca de um amigo. Revoltada, a torcida organizada levou faixas com as frases “Viado não” e “Vai beijar a P.Q.P., aqui é lugar de homem” ao Centro de Treinamentos do Corinthians, na capital paulista.
A assessoria de imprensa da Secretaria informou que a decisão foi tomada no dia 27 de abril e tem caráter administrativo, mas ainda cabe recurso e que o dinheiro da multa será destinado a um fundo assistencial. Sheik não foi o responsável por mover a ação, mesmo assim, a Comissão Processante da Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual da Secretaria decidiu processar a torcida para preservar os direitos dos homossexuais que possam ter se sentido atingidos com as ofensas homofóbicas feitas pela Camisa 12.
Beijo gay
Publicidade
Em 18 de agosto de 2013, Emerson Sheik, atacante que se declara heterossexual, postou uma foto em seu perfil no Instagram dando um “selinho” em seu amigo Isaac Azar, dono de um restaurante em São Paulo. Como forma de protesto, torcedores da Camisa 12 eixibiram faixas rechaçando a atitude do jogador e exigiram que ele se desculpasse e se retratasse publicamente, o que não aconteceu.
Na legenda da imagem, Sheik escreveu: “Tem que ser muito valente para celebrar a amizade sem medo do que os preconceituosos vão dizer”.
Publicidade