O trabalho desenvolvido por um grupo de estudantes da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) para solucionar um desafio proposto pelo Hospital Santa Cruz (HSC) resultou em um capítulo do e-book Ciência brasileira: múltiplos olhares. A experiência foi proporcionada por meio do Laboratório de Empreendedorismo e Práticas Comunitárias da instituição de ensino. O objetivo é analisar o cenário de um hospital-escola do interior do Estado no atendimento de pessoas transgêneras, bem como a introdução de conceitos relacionados à identidade de gênero, orientação sexual, nome social e outras nomenclaturas a fim de propor melhorias no atendimento a esses usuários.
LEIA TAMBÉM: Unisc está com inscrições abertas para o Vestibular Complementar
Para solucionar o desafio no HSC, houve análise de cenário e posterior diagnóstico. O processo se deu por meio de entrevistas realizadas via plataforma Google Meet com colaboradores do hospital e pesquisas bibliográficas para conhecimento de questões relacionadas à temática. A partir das informações obtidas, foram elaboradas ideias visando propor soluções às necessidades apresentadas quanto à garantia da identidade de gênero no processo de atendimento ao paciente.
Publicidade
Os principais aspectos apontados no diagnóstico, segundo a professora Andréa Lúcia Gonçalves da Silva, do curso de Fisioterapia e do Departamento de Ciências da Saúde da Unisc, que coordenou o trabalho, referem-se a adequações no sistema de software, no campo de identificação do paciente, e a constante capacitação dos colaboradores. A atividade contou com a participação das alunas Ana Carolina Bienert (Enfermagem), Jordana Schonardt (Psicologia), Thayná Karoline dos Santos Schiefferdecker (Letras Português/Inglês), Thais Cremonese, (Educação Física) e Andrielle Cecchin Stradiotto (Odontologia).
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Publicidade