O professor Rodolfo Thomas organiza a 11ª edição do treinão de férias focado no desenvolvimento de jovens atletas no basquete. Neste ano, o evento registrou 54 participantes de diversos municípios do Estado. As atividades começaram na quarta-feira, 7, e se estendem até sábado, 10.
Os treinadores deste ano são Gastón Juliani (Oberá Tênis Clube), Giovani Assis (Sojão), Carlos Magno Souza (Recreio da Juventude), Leandro Leal (Corinthians/Asiba) e Pedro Filipe Ferreira (Dunk Park). A preparação física é uma parceria com a Targon Fit.
LEIA MAIS: Treinão de Férias alia parte física, tática e fundamentos em Santa Cruz
Publicidade
Atletas motivados para desenvolver habilidades

Yasmin Steffens Ardais, de 14 anos, é de Porto Alegre e treina na Sogipa. O pai jogava basquete desde a infância e apresentou o esporte para a filha. No início, não se interessou muito, mas aos poucos passou a gostar da modalidade.
Sobre o treinão, Yasmin disse que tem sido bastante proveitoso. “É intenso, não estava acostumada. Estou aprendendo fundamentos e pegando experiência. Pretendo seguir no basquete. Vou tentar me tornar profissional”, afirmou.
Felipe Fleck também tem 14 anos. Veio de Santa Maria e começou no esporte há três anos, incentivado pela mãe. Com os treinos no Corinthians/Asiba, passou a se apaixonar pelo basquete. Agora já foi integrado na base do União Corinthians. “O basquete prepara para a vida. Dá até para tentar uma bolsa de estudos e jogar fora do país”, destacou o atleta, que participa pela terceira vez do treinão.
Publicidade
LEIA MAIS: Treinão de férias estimula desenvolvimento de jovens atletas
Treinadores exaltam iniciativa

Para os treinadores, a iniciativa é importante justamente por incentivar o desenvolvimento dos atletas interessados no basquete, que buscam conhecimento técnico e tático. Com a bagagem vivenciada no esporte, podem transmitir a experiência do universo que envolve a prática do basquete.
Carlos Magno é treinador do Recreio da Juventude, em Caxias do Sul. Pela segunda vez no treinão, ele acredita que um camp é importante para o desenvolvimento de cada atleta. “Encontramos jovens atletas de vários níveis e eles vão evoluindo a cada edição. Eles adquirem conceitos de jogo e de fundamentos. É uma grande imersão e eles saem da atividade com muito conhecimento na bagagem”, comentou.
Publicidade
O argentino Gastón Juliani atua no Oberá Tênis Clube, na província argentina de Misiones. Para ele, é prazeroso atuar no desenvolvimento de jovens atletas. “Observo que aqui estão fazendo o mesmo que fazemos na Argentina. Exercitamos os fundamentos na base, do sub-13 ao sub-17. Sou grato por ter sido convidado e por transmitir algo que fará cada participante evoluir na forma de jogar”, avaliou.
LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ
Ver essa foto no InstagramPublicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!