Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

RECUPERAÇÃO

Trem dos Vales retoma viagens neste fim de semana após enchentes

Passeios de trem atravessam viadutos na região do Vale do Taquari e movimentam economia da região | Foto: Kadu Bernardi/Trem dos Vales/Divulgação

Após dois finais de semana, o passeio Trem dos Vales retomará as atividades neste sábado e no domingo, 24, com uma novidade: parte do valor arrecadado na venda dos 2 mil bilhetes será revertida para os municípios gaúchos atingidos pelas enchentes do início do mês. O anúncio foi feito em reunião realizada nessa quinta-feira, 21, na Prefeitura de Encantado, com a participação do vice-governador Gabriel Souza, do secretário do Turismo em exercício, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, e operadores de turismo.

Mais de 20 mil bilhetes estão vendidos para a temporada que começou em agosto e segue até dezembro. Além do percentual da receita do próximo fim de semana, o coordenador do Trem dos Vales, Rafael Fontana, reforçou a campanha de doações proposta pelo Movimento Turismo Unido, formado por entidades públicas e privadas do setor. A iniciativa visa arrecadar valores para os municípios de Muçum, Roca Sales, Colina, Estrela e Vespasiano Corrêa.

LEIA TAMBÉM: Servidor é preso por desviar doações para atingidos pela enchente em Roca Sales

Publicidade

O impacto das viagens férreas e do turismo em geral na economia da região é significativo. De acordo com o setor turístico local, a estimativa é de que mais de 35 mil turistas tenham feito o passeio do Trem dos Vales em 2022, com um gasto médio de R$ 290 por pessoa. O número de visitantes sobe para mais de 220 mil quando se trata do Cristo Protetor, localizado em Encantado. Dessa forma, o impacto na economia local foi de aproximadamente R$ 12 milhões no último ano.

Oportunidade para estudantes

Até o fim da temporada dos passeios do Trem dos Vales, os alunos das escolas municipais de Muçum, Roca Sales, Colina, Estrela e Vespasiano Corrêa poderão realizar a viagem de forma gratuita durante os dias da semana, como forma de minimizar os impactos sofridos.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.