O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta segunda-feira, 23, que Israel e Irã concordaram com um plano “completo e total” de cessar-fogo na guerra em andamento entre os dois países. O Catar garantiu a concordância do Irã com o cessar-fogo anunciado por Trump, após o republicano ter informado ao Emir do Catar a aceitação por parte de Israel, disseram duas pessoas familiarizadas com as discussões. Israel ainda não confirmou sua posição.
As fontes disseram que o Irã havia informado à Casa Branca, após atacar uma base americana no Catar na noite desta segunda, que não realizaria mais ataques, e Washington respondeu que também não retaliaria, preparando o cenário para o acordo de cessar-fogo.
LEIA TAMBÉM: Coordenador da Defesa Civil avalia obras para reduzir riscos e danos no Belvedere
Publicidade
O presidente dos EUA manifestou agradecimento ao primeiro-ministro do Catar, xeque Mohammed bin Abdulrahman Al Thani, que teria garantido que o Irã concordasse com a proposta dos Estados Unidos de cessar-fogo no conflito. “Gostaria de agradecer ao Altamente Respeitado Emir do Catar por tudo o que fez em busca da paz na região”, publicou Trump no Truth Social.
Em relação ao ataque desta segunda à Base Americana no Catar, o presidente americano disse que, além de nenhum americano ter sido morto ou ferido, também não houve nenhum cidadão do Catar morto ou ferido.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade